Prefeitura de Pinheiral e UNIFOA lançam revista digital ‘Vozes Vivas’

Publicação, sem custos para a prefeitura, destaca ações e valoriza a produção dos estudantes e profissionais
O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, recebeu nesta segunda-feira (30) representantes do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e da Secretaria Municipal de Educação e Inovação para o lançamento da revista ‘Vozes Vivas’. Idealizada por professores do UNIFOA e desenvolvida em parceria com a secretaria, a publicação tem como propósito valorizar a produção dos estudantes, dar visibilidade às ações da rede municipal e destacar o trabalho de todos que constroem a educação em Pinheiral.
A ‘Vozes Vivas’ terá edições digitais bimestrais, sem custos para a prefeitura, incluirá um QR Code para que estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação possam sugerir pautas para as próximas edições e contará com um perfil no Instagram. O acesso ao conteúdo será amplamente divulgado pelas redes sociais oficiais da prefeitura.
O prefeito Luciano Muniz destacou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade da rede municipal de ensino. “Essa revista é fruto de uma parceria inovadora com o UNIFOA, e tem como objetivo dar visibilidade a tudo o que acontece na nossa rede municipal de ensino. É a voz dos nossos alunos, professores, funcionários e responsáveis ganhando espaço e reconhecimento. Estou muito feliz com esse projeto. Parcerias como essa mostram que juntos a gente pode inovar, valorizar e construir um futuro cada vez melhor para Pinheiral. Muito obrigado UNIFOA”, destacou o prefeito.
De acordo com Edilberto Venturelli, professor do curso de Publicidade e Propaganda do centro universitário, a revista Vozes Vivas nasceu do desejo de dar protagonismo às pessoas que constroem diariamente a educação pública de Pinheiral. “É um projeto pensado por professores do UNIFOA, muito conectado à atuação do secretário Luciano Marins, que também é professor da nossa instituição, e surgiu a partir dessa relação próxima e de parcerias já existentes. A proposta é mostrar o que está sendo feito, quem está envolvido, valorizar os profissionais e os estudantes, e tornar a educação municipal mais visível para todos”, explicou.
O professor explicou como foi o processo de criação e produção da revista. “Os estudantes de Jornalismo ficaram responsáveis pela apuração e produção das matérias, enquanto os de Publicidade cuidaram da identidade visual, diagramação e todo o projeto gráfico. As pautas foram definidas em parceria com o secretário e com a superintendente pedagógica, Lucrécia Souza, sempre com o objetivo de refletir, de forma fiel, o que acontece na rede municipal de ensino. Todo o processo foi pensado para informar, valorizar e inspirar, mostrando os movimentos e avanços da educação em Pinheiral”, detalhou.
O secretário municipal de Educação e Inovação, Luciano Marins, também ressaltou o significado da revista e agradeceu aos parceiros envolvidos na construção do projeto. “A “Vozes Vivas” é um espaço que reúne as vozes dos alunos, dos professores, dos funcionários e de toda a comunidade escolar. A ideia foi transformar tudo isso em um documento vivo, acessível para toda a população de Pinheiral: pais, mães, responsáveis, profissionais da educação. É uma parceria com o UNIFOA que nos permite, sem nenhum custo para o município, levar essa publicação a todos, com edições digitais a cada dois meses. Estamos só começando. Outras edições já estão a caminho, e temos muitas novidades sendo planejadas. Obrigado, UNIFOA e prefeito, por apoiar mais essa iniciativa e por dar autonomia à nossa equipe. Vamos seguir em frente, inovando e valorizando ainda mais a nossa rede”, ressaltou o secretário.