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Prefeitura de Pinheiral inicia atividades do Atendimento Educacional Especializado 2024

O AEE é um esforço dedicado para promover a inclusão e garantir uma educação de qualidade para todos os alunos com necessidades especiais

Uma reunião com pais e responsáveis realizada nesta segunda-feira, 18, iniciou as atividades do AEE (Atendimento Educacional Especializado) 2024 da Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro contou com a presença de uma intérprete de LIBRAS. O AEE é um esforço dedicado para promover a inclusão e garantir uma educação de qualidade para todos os alunos com necessidades especiais, o que têm gerado resultados positivos, conforme afirmou Natália Ferreira, mãe de uma criança de 05 anos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“O que eu tenho para dizer do AEE é que primeiro, antes da profissão vem a humanidade, me sinto altamente acolhida pela equipe tanto como profissionais quanto como pessoas. A equipe é fantástica e vi um progresso incrível na minha filha que em relação a fala, a comportamento e em vários aspectos no cotidiano. Eu agradeço imensamente por todo o acolhimento e pelo trabalho incrível que estão fazendo. Juntos somos mais fortes e espero que essa inclusão avance cada vez mais”, relatou.

A educação especial e inclusiva que a SME implantou conta com uma equipe multidisciplinar – uma psicóloga, uma pedagoga, uma fonoaudióloga e professores, incluindo especialistas em libras. O trabalho que a equipe realiza é fundamental para atender estudantes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento. Atualmente, 185 alunos com necessidades especiais estão matriculados na rede municipal para receber esse atendimento especializado, sendo disponibilizadas cinco salas dedicadas exclusivamente para essas necessidades, além do atendimento realizado com as crianças da creche.

“Quero parabenizar a Prefeitura e as professoras, pois meus filhos vieram de escola particular e eu fiquei maravilhada com o carinho, atenção e como eles foram bem tratados na rede pública. Tenho a certeza de que os trabalhos realizados são como uma terapia, que faz toda a diferença na vida deles. É um olhar para os atípicos e para o futuro e presente deles, vai ser excelente. Digo que essas atividades para os alunos é sinal de respeito a nós pais e a eles como autistas”, afirmou Jiuza Bandeira, mãe de dois autistas de 09 anos.

A pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato enfatiza a necessidade de proporcionar atendimentos personalizados para que cada aluno possa alcançar seu pleno potencial, independentemente de suas características individuais ou necessidades específicas. Isso reflete um compromisso com a educação inclusiva, onde todos os estudantes têm oportunidades iguais de desenvolvimento e aprendizado.

“Através desses atendimentos personalizados, busca-se proporcionar um ambiente educacional mais acessível e igualitário, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial. O comprometimento de cada profissional com a educação inclusiva é uma prioridade da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, visando proporcionar oportunidades igualitárias a todos os estudantes”.

“As atividades contribuem significativamente para o desenvolvimento educacional, social e emocional desses alunos. Nós da Secretaria de Educação estamos empenhados em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, onde cada indivíduo seja valorizado e apoiado em seu processo de aprendizagem, avaliou o secretário de Educação”, Fernando Cabral,

Nos últimos anos a Prefeitura de Pinheiral tem investido significativamente em serviços voltados para atender às necessidades das pessoas com deficiência com a criação de uma rede de atendimento que envolve a saúde e a educação. Atualmente, o Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco oferece atendimento multidisciplinar para pacientes com TEA, envolvendo uma psiquiatra infantil especializada em TEA, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professora de musicalização, educadores físicos e nutricionistas. Recentemente, foi inaugurado um projeto de equoterapia em parceria com o IFRJ, Campus Pinheiral, APAE e ACA, visando beneficiar usuários a partir dos 3 anos de idade, mediante encaminhamento médico. E, uma parceria entre UNIFOA e a MRS Logística, serão oferecidas atividades de hidroginástica e natação gratuitamente para crianças e adolescentes até 15 anos em Pinheiral, ampliando as opções terapêuticas para esse público.