Prefeitura de Pinheiral promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura

Evento acontecerá na Praça Luiz Gonzaga

Para celebrar o Dia Mundial da Agricultura que será comemorado em 20 de março, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural (Semader), promoverá no sábado, 23, na Praça Luiz Gonzaga, a partir das 08 horas, a tradicional Feira dos Produtores Rurais, que desta vez contará com uma programação especial.

Dentre as atrações, estão mais uma edição da Feira de adoção de animais em parceria com o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), que disponibilizará cerca de 10 animais entre cães e gatos para adoção, além de oficinas de compostagem e plantas alimentícias não convencionais (panc´s),  comercialização de verduras, legumes e plantas ornamentais, apresentação e aula experimental de capoeira angola com o mestre Alder Silveira, às 11 horas, entre outros.

Para participar das oficinas e aula experimental de capoeira é necessário realizar inscrição até sexta-feira, 22, às 16h30, pelo telefone 24 99987-0168. No ato da inscrição deve-se informar nome completo e número para contato.

De 8 ao meio-dia acontecerá a comercialização de verduras, legumes, açafrão da terra e plantas ornamentais e no mesmo horário, a  venda de doce, queijo e biscoitos do Instituto Federal do Rio de Janeiro. (IFRJ). De 8h a 12horas, presença do Café Rei de Judá com comercialização de grãos.

Às 9h00, será realizada a oficina de compostagem doméstica, com Bárbara do Carmo e Francinne Pimentel, técnicas agrícolas e biólogas e às 10h00, a oficina de panc´s, que será ministrada pela técnica em meio ambiente e estudante de biologia, Reginalda Leandro e para encerrar as atividades, às 11 horas, apresentação e aula experimental de Capoeira angola, com a Escola de Capoeira Angola Caroço de Dendê com mestre Alder Silveira.

Os interessados na adoção do companheiro de quatro patas, devem levar o documento de identidade, CPF, um comprovante de residência e ser maior de 18 anos.

A agricultura é uma das atividades mais antigas e essenciais para a sobrevivência humana. Ela é responsável por produzir alimentos, fibras e matérias-primas para diversos setores da economia. Além disso, a agricultura também desempenha um papel importante na preservação do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o secretário da pasta, Fábio Nogueira, o evento visa reconhecer e valorizar o papel fundamental dos agricultores na cidade.

"É uma oportunidade única de celebrarmos o trabalho árduo dos nossos agricultores, que se dedicam diariamente para proporcionar alimentos frescos e saudáveis. O evento contará com diversas atividades e esperamos que a população também compareça para essa comemoração” disse o secretário.