Prefeitura de Pinheiral promove evento visando incentivar o hábito da leitura e escrita

Evento é aberto ao público

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação(SME), através do projeto “Vamos Ler?” da Tv Rio Sul, realiza no próximo dia 27 de agosto, domingo, na Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, diversas atividades voltadas para o hábito da escrita e leitura.  O evento, aberto ao público, acontecerá das 9 às 13 horas e contará com a participação das 10 escolas e 09 creches da rede pública municipal da cidade.

Vale destacar que o município de Pinheiral está desenvolvendo nas escolas públicas atividades que visam a leitura e o contato com personagens diferentes, como “Roda de leitura” onde os alunos são os protagonistas, “Soletrando” , “Contação de história” ao ar livre com caracterização dos personagens, “Cantando e encantando no mundo da leitura”, “Viajando pelo mundo da leitura”, entre outros.

No dia da ação haverá o recebimento de livros  literários, revistas e gibis, estandes com exibição de todas as escolas e creches, que farão a exposição de seus projetos de leitura, apresentação do Jongo, que contará um pouco da história  de Pinheiral, além de apresentações culturais, tais como: musical da Biblioteca, Coral Vozes do Futuro, com a participação do Sarau da APAE, Jogral das Escolas Municipais Paulo Freire, Miguel Barbosa Júnior e Domingas Alves Ferreira e um espaço dedicado a “Contação de Histórias” para os alunos, pelas creches.

Haverá a parceria da Pantograf, que estará abrilhantando o evento com a distribuição de livros literários, estimulando a leitura para as crianças e jovens.

A Biblioteca apresentará seus projetos e atividades como: Muro Literário, Releitura de Tarsila do Amaral, Microscópio da Leitura, Raspadinha da Leitura, Pescaria Literária, Sorveteria da Leitura, Pintura Facial, Dobraduras, bem como tendas com algumas obras dos escritores do município, totem literário do Sesc para a leitura entre outras atividades.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Cabral, o intuito da ação é reunir os alunos para uma troca de experiências na leitura.

- Sabemos que a leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa e proporciona ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita e temos a certeza que será um dia muito produtivo- destacou.

A  diretora de departamento de Educação Integral, Joelma Alvernaz, enaltece a  importância do evento para os estudantes.

- Aproveito para convidar os pais e responsáveis dos alunos para estarem presentes neste momento tão especial. Incentivar a leitura e a escrita nos estudantes é parte fundamental para o desenvolvimento de cada um deles nas atividades que são realizadas em sala de aula- afirmou.