Prefeitura de Pinheiral promove Fórum Municipal de Cultura 2023

Evento reuniu cerca de 50 pessoas

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer e Turismo (SEMECULT), realizou, na última sexta-feira (02), no auditório da prefeitura, o Fórum Cultural 2023. O encontro tratou de assuntos como o resultado da Consulta Pública que estava sendo realizada no município, os projetos, informes sobre a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc e eleição dos representantes (titulares e suplentes) da comunidade/sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura.

Participaram do evento, a secretária de Cultura, Aline Gouvêa, de Finanças, Wanderson Siqueira e Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa.

A função do agente cultural é ser representante da sociedade civil e levar as demandas do segmento para serem dialogadas no âmbito do Conselho e tem como papel acompanhar, discutir e propor o andamento das políticas públicas de cultura, principalmente pelo segmento ou território que fazem parte.

Após a abertura do evento e das falas iniciais, o até então presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Gestor de Cultura de Pinheiral, Silvio Nogueira, apresentou os dados finais da Lei Aldir Blanc de 2020 e a Lei Paulo Gustavo para os participantes.

- Um dos últimos atos desse conselho, foi poder explicar o papel fundamental que o conselho teve na Lei Aldir Blanc e que terá também na Lei Paulo Gustavo, com a presença de todos os seguimentos da nossa cultura, foi gratificante ver agentes que nunca tiveram envolvimento com os conselhos marcando presença e trazendo vigor ao novo conselho. Mais uma vez podemos fazer história em nossa cultura- destacou o gestor.

Para a secretária da pasta, Aline Gouvêa, incentivar a valorização e demonstrar apoio aos gestores culturais é um dos objetivos do fórum, além de buscar desenvolver uma política cultural democrática que possa atender a todos.

-É um importante momento para os artistas e agentes culturais da nossa cidade. Temos a certeza de que os artistas aqui presentes unirão forças para que, juntos, possamos contribuir para apresentarmos propostas concretas para uma política cultural cada vez mais ampla e inclusiva- disse a secretária.

Os eleitos por voto da plenária foram:

Artes Visuais:

Leonardo Cardoso de Souza e Silva - Titular

Fernando Bernardino Martins - Suplente

Artesanato:

Paula Maria Lusia - Titular

Andréa Carla Ferreira Lopes - Suplente

Música e dança:

Gustavo Sabença de Oliveira Santiago - Titular

Jeferson Edipo Torres Silva - Suplente

Teatro:

Silvana Pereira de Souza Santos - Titular