Projeto “Vamos Ler?” em Pinheiral reúne crianças e adultos de diversas idades

Evento contou com a participação de pais e responsáveis

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação(SME), através do projeto “Vamos Ler?” da TV Rio Sul, realizou no último domingo, 27 de agosto, na Biblioteca Pública Aurelino Gonçalves Barbosa, uma série de atividades voltadas para o incentivo à leitura e escrita. O objetivo foi reforçar a importância da leitura na vida escolar e reunir os alunos para um dia atípico de imaginação.

Participaram da ação, a vice-prefeita Sediene Maia, os secretários de Educação, Fernando Cabral e Finanças, Wanderson Siqueira, Diretoras de Departamentos de Educação Integral, Joelma Alvernaz, Pedagógico, Maximília Brandão, Administrativo e Programas e Convênios, Maria Aparecida Ribeiro Pires e Jéssica Amorim, além de professores e diretores.

O evento contou com estandes para exibição dos trabalhos de leitura das dez escolas e nove creches municipais da cidade, apresentação do Jongo, que narrou um pouco da história  de Pinheiral, apresentações culturais, tais como: musical da Biblioteca, Coral Vozes do Futuro, com a participação do Sarau da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), Jogral das Escolas Municipais Paulo Freire, Miguel Barbosa Júnior e Domingas Alves Ferreira, fanfarra do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira(CMERS), além de um espaço dedicado a “Contação de Histórias” para os alunos, pelas creches.

A Biblioteca apresentou seus projetos e atividades de releitura da escritora Tarsila do Amaral, mural literário com nomes de livros que viraram histórias para novelas, filmes, minisséries e samba enredo, pescaria literária, pintura facial e exposição de obras de artistas locais, microscópio da Leitura, Raspadinha da Leitura, Sorveteria da Leitura, Dobraduras, bem como tendas com algumas obras dos escritores do município, totem literário do Sesc para a leitura, foram algumas das atrações.

Atualmente a Prefeitura de Pinheiral desenvolve nas escolas públicas atividades que visam a leitura e o contato com personagens diferentes, como “Roda de leitura” onde os alunos são os protagonistas, “Soletrando” , “Contação de história” ao ar livre com caracterização dos personagens, “Cantando e encantando no mundo da leitura”, “Viajando pelo mundo da leitura”, entre outros.

Segundo o secretário da pasta, Fernando Cabral, o intuito da ação foi reunir os alunos para uma troca de experiências na leitura e proporcionar momentos de diversão.

- Parabenizo a Tv Rio Sul pela iniciativa, que tem dado visibilidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no decorrer do ano de incentivo a leitura. Essa iniciativa foi extremamente importante para que pudéssemos mostrar a nossa população como são desenvolvidas as atividades de leitura e escrita no nosso município. Que possamos a cada ano aprimorar essas ações e que as nossas crianças tenham aproveitado este momento especial- disse.

A diretora de departamento de Educação Integral, Joelma Alvernaz, enalteceu a  importância do evento para os estudantes.

- Um dos objetivos do projeto foi trazer as famílias e os alunos para conferirem os trabalhos que estão sendo produzidos pela Biblioteca Pública juntamente com as escolas.  Com o avanço tecnológico, os livros acabam ficando nas estantes e eventos como este, nos possibilita tirá-los das prateleiras e repassá-los, gerando conhecimento- destacou.