Secretaria de Educação de Pinheiral promove atividades em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Objetivo foi conscientizar os alunos sobre o tema

A celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrada em 21 de março, foi marcada por uma série de atividades promovidas pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME). Nas dez escolas e nove creches do município, foram realizadas iniciativas voltadas para conscientizar os estudantes sobre a importância da inclusão.

No evento ocorrido na quinta-feira, 21, os alunos do primeiro período da escola municipal Domingas Alves Ferreira fizeram uma apresentação especial para os pais e responsáveis, com a participação destacada de Davi, aluno portador da síndrome. Já na sexta-feira, 22, na creche municipal Sebastiana da Conceição Queiroz, foi a vez da aluna Lorena se apresentar, acompanhada pela professora de dança Hosana Cruz, fortalecendo ainda mais os laços de inclusão e diversidade na comunidade escolar da cidade.

Além disso, outras ações foram realizadas nas unidades escolares, como jogos adaptados, colagem de cartazes sobre o tema e panfletagem para os pais e responsáveis.

Uma das atividades oferecidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município é a dança criativa. Além dessa prática, o AEE disponibiliza cinco salas dedicadas exclusivamente para atender essas crianças, promovendo estimulação sensorial e motora, utilizando tecnologia assistiva e outras estratégias. O objetivo é proporcionar igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de todos os alunos, contribuindo para uma educação inclusiva e acessível. Atualmente, a rede municipal atende 185 alunos com necessidades especiais, oferecendo esse suporte especializado.

No próximo dia 02 de abril, será realizada uma reunião com os responsáveis pelos alunos que são atendidos pelo AEE na Escola Municipal Domingas Alves Ferreira, a partir das 14 horas.

Parte superior do formulário

O secretário da pasta, Fernando Cabral, enfatiza a importância das atividades do AEE, como a dança criativa, para os alunos atendidos.

- Essas iniciativas são fundamentais para promover a inclusão e o pleno desenvolvimento dos estudantes com necessidades especiais. A dança possui inúmeros benefícios, como o estímulo a expressão corporal e emocional, permitindo que as crianças explorem sua criatividade e comuniquem-se de maneira não verbal. A dança também contribui para melhorar a autoestima e a confiança, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor onde todos podem se expressar livremente- disse o secretário.

Frances Marcato, pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, expressou sua gratidão pela confiança depositada pelos pais e responsáveis na equipe multidisciplinar.

- É gratificante testemunhar de perto a evolução dos estudantes ao longos das aulas. Cada criança possui uma característica e o nosso papel enquanto educadores é apoiar e realizar o acompanhamento para que a cada dia eles consigam progredir e avançar ainda mais. Agradeço as professoras, mediadoras e a bailarina Hosana Cruz pelo belíssimo trabalho realizado com nossas crianças- falou a pedagoga.