Noticias

Secretaria de Educação lança projeto pedagógico em Pinheiral

A nova proposta da rede municipal destaca tecnologia, protagonismo, cidadania e inclusão

 

A Secretaria Municipal de Educação e Inovação lançou, nesta terça-feira (15), o projeto pedagógico 2025 “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, em um evento realizado no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. A iniciativa, que reuniu toda a rede educacional, marcou um importante passo no fortalecimento das práticas pedagógicas e na valorização do ensino no município. Alinhada a esse propósito, a Secretaria também não vem medindo esforços para garantir condições adequadas de trabalho e aprendizagem. Entre as ações implementadas, destacam-se a aquisição de materiais pedagógicos, kits de material escolar, uniformes, além de outros investimentos que visam fortalecer o processo educativo. 

Com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, a rede municipal de ensino está implementando um novo projeto pedagógico que envolve todas as etapas da educação básica. O projeto “Refletindo o Presente e Construindo o Futuro” tem como pilares a cidadania, a visão de futuro, as histórias de vida e a responsabilidade social. 

O Secretário de Educação, Luciano Marins, deu início ao encontro destacando a importância de reunir os profissionais para, juntos, planejarem o futuro da educação “É sempre gratificante reunir tantos profissionais dedicados para construir, juntos, uma trajetória sólida e significativa. Hoje, mais do que nunca, precisamos pensar à frente: que tipo de aluno queremos formar para a sociedade de 2040? O mundo muda em ritmo acelerado — relações, tecnologias, modos de viver — e a educação precisa acompanhar essas transformações. Já convivemos com inteligências artificiais e precisamos imaginar o cenário daqui a 15 anos” - afirmou. 

Luciano também destacou que é essencial que a educação acompanhe as transformações digitais - “Quem está na educação não pode fechar os olhos para as habilidades digitais. O digital não é prejudicial; ele é válido e necessário quando usado de forma eficiente. A inteligência artificial já está na rotina dos nossos alunos. Precisamos adotar a IA e orientar nossos estudantes para esse novo cenário, sem abrir mão das relações sociais, da afetividade e da colaboração” - declarou. 

A superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Lucrécia Souza Santos, ressaltou a importância do trabalho coletivo no fortalecimento da rede municipal de ensino. Ela agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos e destacou a relevância das parcerias firmadas. “A construção de uma educação de qualidade é um esforço coletivo, e cada profissional da rede tem um papel essencial nessa jornada. Somos gratos pela dedicação de todos e também pelo apoio dos nossos parceiros, como o Sebrae e a Fundação CSN, que fortalecem nossas ações com projetos voltados à educação empreendedora e ambiental”, afirmou.  

Na Educação Infantil, a proposta “Semeando o Amanhã” aposta nos primeiros seis anos de vida como fase essencial para a construção de grandes conceitos. Já no Ensino Fundamental I, o eixo “Pequeno Cidadão” busca despertar nas crianças a compreensão de seu papel na sociedade. 

O projeto voltado para o Ensino Fundamental II, intitulado “Adolescendo”, tem como objetivo abordar a fase da adolescência e suas mudanças, promovendo a reflexão sobre a construção da identidade e dos valores. Direcionado aos alunos do 9º ano, o tema “#MeuFuturo” busca estimular os estudantes a refletirem sobre seus projetos de vida, suas escolhas e como essas decisões impactam o futuro. 

O projeto pedagógico também se estende à modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), por meio da proposta “Futuração”, incentivando a reflexão sobre as oportunidades de aprendizagem e o crescimento contínuo, independentemente da idade. A intenção é fortalecer a autonomia dos alunos, valorizando sua trajetória e incentivando-os a planejar o futuro com consciência e responsabilidade. 

Com uma proposta inovadora e alinhada aos desafios, o novo projeto pedagógico reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma formação integral, inclusiva e voltada para o futuro. A iniciativa representa mais do que um plano de ação: é um convite à transformação coletiva da educação, conectando valores humanos, tecnologia e cidadania em um caminho rumo à construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do amanhã. 

 

- Educação nos primeiros 100 dias de governo 

Durante os primeiros 100 dias de governo da atual gestão, a Educação concluiu 97,27% das metas estabelecidas para esse período e vem priorizando medidas estruturais e de impacto direto na qualidade do ensino. Entre as ações realizadas estão a reorganização física e pedagógica das unidades escolares, implementação do protocolo de combate à violência e a criação de nova estrutura de educação especial e inclusiva, a capacitação dos profissionais da rede municipal e a elaboração de um estudo financeiro para viabilizar a reforma das escolas e a aquisição de uniformes escolares. 

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 8 creches, 11 escolas, 761 funcionários e 3686 alunos matriculados.