Lei Paulo Gustavo: Prefeitura de Pinheiral abre inscrições de credenciamento para pareceristas

Profissionais serão chamados para atuar na avaliação técnica de projetos culturais inscritos nos editais de fomento à cultura

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT) abre a partir desta terça-feira, 10, as inscrições do credenciamento de pareceristas, que serão os responsáveis pela avaliação técnica e cultural dos projetos inscritos nos editais referentes à Lei Paulo Gustavo, no Município de Pinheiral. As inscrições, gratuitas devem ser realizadas exclusivamente de forma online, através do link: http://linktr.ee/lpgpinheiral, até às 17 horas do dia 25 de outubro, quarta-feira. As informações sobre este edital podem ser obtidas através do site oficial da Prefeitura de Pinheiral: https://pinheiral.rj.gov.br/ , pelo telefone (24) 3356-2368, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 horas às 16 horas ou na sede da Prefeitura , localizada na Rua Justino Ribeiro, 228, Centro.

Podem se candidatar pessoas físicas maiores de dezoito anos e que possua comprovado conhecimento técnico ou formação e reconhecido mérito cultural, além de possuir acesso a computador, internet e todos os equipamentos necessários para realização de videoconferências, bem como para as análises e avaliações dos projetos culturais apresentados. Serão convocados cinco pareceristas para análise dos projetos inscritos na Lei Paulo Gustavo na cidade, sendo dois para a análise técnica e três para a análise Cultural compondo os demais, cadastro reserva para possíveis contratações caso haja necessidade.

Os pareceristas habilitados e convocados para compor comissões de avaliações e seleção de projetos culturais serão remunerados pelo serviço prestado no valor bruto de R$ 1.200,00, sendo parecerista técnico e R$ 1.600,00 (sendo parecerista cultural. Sob o valor bruto incidirão o pagamento de impostos (IR, ISS e INSS), os quais serão retidos na fonte e o pagamento será feito em até trinta dias úteis após os serviços efetivamente realizados.

Cada profissional poderá efetuar inscrição em um segmento artístico e cultural, entre eles: Artes cênicas, compreendendo teatro, contação de histórias, dança, música, artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; Audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, games, televisão e rádio e literatura (pesquisas, estudos de caráter científico no âmbito literário, dentre outros); patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.

A secretária da pasta, Aline Gouvêa convida aos pareceristas para realizar a inscrição e garantir uma legitimidade maior para o processo de seleção dos editais.

- Esses profissionais terão como competência estabelecer análises rigorosas e de qualidade dos projetos submetidos à Lei Paulo Gustavo.  Exatamente por esse motivo começamos com a publicação deste edital com oportunidade para quem quer se candidatar ao cargo de parecerista. Logo após, o município fará a abertura de outros editais para contemplar a participação dos fazedores da cultura de Pinheiral em diferentes áreas e segmentos, como artes cênicas, visuais, audiovisual, entre outras, que poderão ser beneficiados pela Lei Paulo Gustavo. Para isso basta estar atento aos editais, prazos de inscrição e demais regramentos que estão sendo divulgados- destacou.

Para o articulador da Lei na cidade e Gestor de Juventude Silvio Nogueira, o chamamento representa um passo importante para os fazedores de cultura.

- Depois de muito trabalho, chegamos enfim a primeira etapa da execução da Lei Paulo Gustavo no nosso município. E o primeiro passo é credenciar pareceristas para analisarem os futuros projetos inscritos nos outros editais- disse.