Programa Saúde na Escola é realizado em Pinheiral como forma de prevenir doenças

Confira

Ação é realizada nas creches, pré-escolas, educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município

Nesta segunda-feira (12/11), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral, estará nas creches municipais Dona Galeana Alves de Oliveira e Eunice Gouvêa de Souza promovendo diversas ações como parte do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa é realizado nas creches, pré-escolas, educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de contribuir para a prevenção de doenças e de atenção à saúde. A ação visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos.

A coordenadora de Atenção Básica do município, Rafaela Roquini, explicou que o PSE é composto por 12 ações, que devem estar inseridas no projeto político-pedagógico da escola, levando-se em consideração o respeito à competência político-executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas. O programa é realizado no município desde 2017.

Essa avaliação acontece de seis em seis meses. Além disso, as crianças identificadas com vacinas em atraso, são encaminhadas a comparecer a ESF (Estratégia de Saúde da Família) correspondente ao seu endereço para colocar em dia seu calendário vacinal, destacou Rafaela Roquini.

A enfermeira, Jarina Mariz, que realizou a avaliação na Creche Municipal Dona Galeana Alves de Oliveira destacou a ação realizada.

No programa são realizadas avaliações antropométricas e verificação da situação vacinal de todas as crianças matriculadas nas creches do município, por exemplo. Através da avaliação do peso e altura dos alunos, é possível identificar o perfil nutricional das crianças e assim elaborar estratégias de segurança alimentar e nutricional e combate a obesidade, disse Jarina.

Participam do programa equipes de Saúde da Família, da Vigilância em Saúde, Sanitária e Epidemiológica, da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Academia da Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, entre outros departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalham em parceria com as escolas.

O planejamento do conjunto de ações realizado em cada escola leva em consideração indicadores de saúde e de educação, especialmente os que refletem o acesso e permanência na escola, o adoecimento e morte, a violência, a gravidez na adolescência, o uso de álcool e outras drogas, as ocorrências policiais na escola ou envolvendo educando devidamente matriculado, o contexto social e a capacidade operativa em saúde do escolar e em Atenção Básica. O Programa vem sendo realizado nas escolas públicas desde 2017 com 12 ações pactuadas visando a promoção da saúde dos nossos escolares. , explicou a coordenadora.

AÇÕES DO PSE - São 12 ações que compõe o Programa Saúde na Escola (PSE). Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção de DST/AIDS; Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do Lazer nas escolas; Prevenção das Violências e dos Acidentes; Identificação de Educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.