Prefeito inaugura padaria, entrega duas vans e ordem de serviço para obra

Confira

Com direito a saborear a primeira fornada de pães da Padaria Escolar, não só o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, mas todos os presentes participaram na manhã deste sábado, (01/12) do início do projeto inédito e inovador que foi entregue para a população. A Padaria Escolar realizado será realizado pela Secretaria Municipal de Educação para complementar a alimentação nas escolas da rede pública municipal e, ao mesmo tempo, incentivar o empreendedorismo ao ensinar aos jovens a prática da panificação. Além de gerar economia para os cofres públicos, já que os pães produzidos irão fazer parte do cardápio escolar, sem que seja necessário investir recursos da Secretaria Municipal de Educação para comprar esse gênero alimentício.

Mas, a população de Pinheiral ganhou hoje não só esse investimento em qualificação profissional e Educação. Durante a inauguração, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa fez a entrega oficial de duas vans zero quilômetro, sendo as primeiras com cadeira especial para deficientes, para atender aos pacientes que se deslocam diariamente para tratamento no Rio de Janeiro, e ainda assinou a ordem de serviço para a construção de novas calçadas com piso tátil para acessibilidade, na Rua Nini Cambraia, no Centro.

"Agradeço mais uma vez, primeiramente agradeço a Deus, por mais um momento histórico para Pinheiral. É motivo de muito orgulho, pois ontem inauguramos o posto do Sine de Pinheiral, que também vai nos ajudar de maneira extraordinária e tem uma ligação com o que inauguramos hoje, que é a Padaria Escolar. Vamos capacitar os jovens de Pinheiral, principalmente aqueles, que não tem histórico profissional em seu currículo. Temos empresas que estão sendo atraídas para o município, como exemplo da Dox Brasil, que está na entrada de Pinheiral, e que vai gerar ICMS e oportunidade de emprego. A Padaria Escolar nasceu de um sonho da professora Sediene, de tirar a ociosidade das crianças e jovens, pois vimos muito isso durante a nossa campanha. Ele será um projeto que também vamos futuramente estender para a comunidade", disse o prefeito ao divulgar novidades:

"Aproveito também para entregar oficialmente para a população de duas vans, com acessibilidade para os cadeirantes que precisam ir até o Rio de Janeiro, ela tem um mecanismo que pega o cadeirante fora do veículo. Além disso, hoje também dou início a mais uma obra, que é a revitalização das ruas Nini Cambraia e Bulhões de Carvalho. Fico feliz, pois mesmo diante de toda a dificuldade, ontem pagamos o penúltimo salário do ano dos servidores e se, Deus quiser, nos próximos dias, faremos o pagamento da segunda parcela do 13º salário, com o salário em dia de todos os servidores. Ano que vem, tem inúmeras obras para o município e, já anuncio que também faremos o carnaval, com duas bandas tradicionais da cidade, em um horário para as famílias e ainda beneficiando o comércio. Estamos e vamos continuar trabalhando, realizando obras e em investimentos que beneficiem a nossa população de Pinheiral", anunciou o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos destacou que a Padaria é um exemplo que sonhos podem ser realizados, mesmo com poucos recursos.

"Este é um projeto de muitas mãos dos profissionais da Secretaria de Educação, principalmente do Fernando, coordenador de nutrição. Nós tivemos a ideia, mas depois que comecei a participar do projeto líder do SEBRAE junto com o prefeito Ednardo, percebemos que é possível realizar projetos como este, da Padaria Escolar, mesmo com pouco recurso. A ideia da Padaria Escolar surgiu com a percepção de que a sociedade enfrente hoje a ociosidade, a baixo estima e a forte concorrência. Hoje, é um exemplo que sonhos podem ser realizados com poucos recursos financeiros. Nós gestores, temos a obrigação de fazer o possível para que a nossa população, principalmente os jovens, tenham uma melhor qualidade de vida baseada no seu trabalho e esforço. É, isso que estamos fazendo, ao ofertar aos nossos jovens uma oportunidade para que mais tarde possam ir ao mercado de trabalho e conseguir o seu espaço", disse Sediene.

O projeto será inicialmente voltado para os alunos com distorção idade série, e futuramente aberto para a comunidade. Com a inauguração da Padaria Escolar, cerca de 50 alunos neste mês de dezembro já serão beneficiados com o curso. Ainda este ano, quatro turmas serão concluídas e vão beneficiar jovens estudantes como Sara Gabriela Pereira da Silva, de 15 anos, aluna da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, que fez questão de fazer o seu agradecimento durante a cerimônia de inauguração.

"Queria agradecer pela oportunidade que todos os alunos da rede pública vão ter com a Padaria Escolar. Tínhamos a vontade de realizar atividades extracurriculares como esta, em conjunto com os estudos", Sara.

"A professora Sediene sempre me falava que os representantes da nossa cidade têm que ter amor pelas nossas crianças e pela nossa cidade. Parabéns, a toda equipe da Educação junto com o prefeito Ednardo, pela dedicação, pois hoje está aí, o sonho da Padaria Escolar. Tenho certeza que vai ser um projeto maravilhoso", disse o vereador Magno Vicente.

Participaram da solenidade o ex-prefeito de Pinheiral, Antônio Carlos Leite Franco, o Doutor Toninho, representantes de instituições, de associações de moradores e secretários municipais.

CURSO - O curso na Padaria Escolar terá a duração de 40 horas, tendo a previsão de durar de duas a três semanas. A unidade fica localizada na Rua Nini Cambraia nº 222, no Centro.