Prefeitura de Pinheiral promove capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista para os servidores

Objetivo é oferecer melhor atendimento

Com o objetivo de capacitar os profissionais sobre como melhor atender e entender as necessidades das pessoas com o transtorno do Espectro autista (ETA), a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em parceria com os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Centro, Cruzeiro e Parque Maíra, promoveu no último dia 17 de outubro, terça-feira, uma capacitação para os servidores do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo das unidades. A responsável por ministrar a atividade foi a psicóloga Edilma de Oliveira, que possui uma vasta formação acadêmica e experiência na área de psicologia, pedagogia e especializações em Educação Especial e Neuropsicopedagogia.

As equipes se uniram para aprimorar o trabalho com esse público e identificar comportamentos como autolesivos, autoestimulatórios e heteroagressão, além de aprender que todo comportamento tem uma função, seja para fugir/evitar algo, obter um objeto, chamar a atenção ou satisfazer uma necessidade sensorial. Também foi discutida a importância da prevenção de comportamentos indesejáveis ​​por meio de rotinas e ambientes estruturados e abordados os assuntos como o ABA - Análise de Comportamento Aplicado e o Princípio de Premack, que ensinou aos participantes que, como atividades mais desejadas podem motivar as que são menos desejadas.

Para a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a capacitação serviu para troca de experiências entre os participantes e apontou as diversas formas de interação com os autistas.

- Buscar conhecimento nunca é demais e devemos olhar com mais empatia para esse público tão crescente em todo o mundo. Precisamos contribuir para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas, onde a falta de informação cria ainda muitos desafios. Juntos, seguiremos trabalhando para oferecer um atendimento cada vez mais inclusivo e eficaz. - disse.