Serviços Socioassistenciais: Prefeitura de Pinheiral realiza atividades na Área Rural

Diversos serviços são ofertados na localidade

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Centro, vem ampliando cada vez mais, o fluxo de atendimento aos moradores da área rural, mediante atividades descentralizadas que são desenvolvidas pela unidade. Atualmente, conta com a participação de idosos da Instituição de Longa Permanência de Pinheiral, Recanto dos Velhinhos Francisco Gonçalves Barbosa no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os serviços são realizados todas as quintas-feiras.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa o fortalecimento de afetividade e cuidado, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão social.

Dentre os serviços ofertados no local, destacam-se o atendimento técnico, concessão de benefícios eventuais, Cadastro Único/Bolsa Famílias e atividades interativas, serviço social e PAIF (Programa de Atendimento Integral a família).  O objetivo é proporcionar maior acessibilidade para as famílias e população da localidade que possuem dificuldade de transporte e translado para irem de encontro a realização das atividades.

A secretária da pasta, Patrícia Rivello, afirma que o intuito do trabalho descentralizado é ampliar o alcance e abrangência dos serviços executados na área rural do município.

- O nosso objetivo enquanto Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos não é apenas fazer com que os usuários tenham acesso aos benefícios socioassistenciais, mas também todo o acompanhamento familiar, de modo que as famílias possam sair da situação de vulnerabilidade- destacou.