Noticias

Prefeito promove audiência pública para implantação do 1º Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Pinheiral

Confira!

Finalizar o planejamento das ações que vão promover uma cidade mais limpa e sustentável despertando a consciência de que todos são responsáveis pela destinação correta do lixo. É com esse objetivo que, foi concluído na noite de ontem (28/11), a Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), promovida pela Prefeitura Municipal de Pinheiral em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), no auditório da Prefeitura Municipal, no Centro.

Evento em que foi apresentado e discutido o levantamento de uma série de metas que resultarão na criação do 1ª Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Pinheiral. A ação inédita, iniciada em 2017, pela gestão do prefeito, Ednardo Barbosa, é um projeto que prevê ações e estratégias que deverão ser adotadas pelos próximos 20 anos para promover a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos da cidade.

"Quero agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho, que estamos desenvolvendo desde o ano passado e, tenho certeza que será de grande valia para o nosso município. É importante trabalhar a educação como um todo, principalmente a questão dos resíduos. O município produz uma quantidade muito grande, de quase 15 toneladas de lixo por dia e a gente precisa trabalhar isso. Tenho certeza que, com o diagnóstico, que vamos receber, vai ajudar muito o município. Logicamente, que é um trabalho que não depende só do Poder Público, a sociedade precisa construir isso junto com a gente e também requer investimentos, que vamos buscar por recursos", disse o prefeito.

No evento o engenheiro ambiental da empresa DMTR Engenharia, Guilherme Jauri Mazutti Michel apresentou a Versão Preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que contém os resultados obtidos através do diagnóstico do sistema de gestão e gerenciamento dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos no munícipio de Pinheiral, além das etapas futuras do Plano Municipal.

"Aqui está o planejamento do que está sendo proposto para os próximos anos. Esse projeto é uma parceria do Município junto ao Ceivap e a Agevap, que está financinando em prol da região. Já tivemos várias etapas em que foram avaliados pontos como os aspectos ambientais, a legislação e a questão dos resíduos no serviço público de Pinheiral", explicou o engenheiro.

O plano pode ser acessado através do site http://pinheiralpmgirs.wixsite.com/pmgirs. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural. Telefone (24) 3333-1306, ou pelo e-mail pinheiral.pmpgirs@gmail.com.

"Metas como a implantação da coleta seletiva em Pinheiral, de locais de entrega voluntária para a coleta seletiva, além de levantamentos como os aspectos positivos e negativos do município, custos e investimentos financeiros foram alguns dos aspectos levantados e apresentados e que estão 1ª Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Pinheiral", disse o secretário do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira.

Estiveram presentes também, a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, o de Governo e Administração, Estanislau Corrêa, o de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa, o de Finanças, Wanderson Siqueira, o procurador, Joviano Cunha e participantes da cooperativa de materiais recicláveis "Pinheiral em Ação".