1º Fórum Municipal de Usuários do SUAS é realizado em Pinheiral
Objetivo foi ouvir os usuários
Pinheiral realizou na terça-feira, 14, o 1º Fórum Municipal de Usuários do SUAS. O evento, promovido pelo Fórum Estadual de Usuários do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), aconteceu no auditório municipal e teve como objetivo promover um espaço de diálogo e participação contínua, além da apresentação de prestação de contas do trabalho desenvolvido no âmbito da política pública da secretaria e eleição da comissão que representará os usuários pelos próximos dois anos.
Estiveram presentes no Fórum, Dulcenea Barros, representando o Fórum Estadual e Municipal de usuários, a presidente estadual do Fórum de Usuários, Fabiana Rosa e a secretária da SMASDH, Patrícia Rivello.
Para fazer parte da comissão que representará os usuários, foram eleitas Inára Costa Soares, como coordenadora, Dulcenea Souza Soares de Barros, vice- coordenadora e Elisângela Domingues de Moraes, como secretária. Durante o encontro foi promovida uma dinâmica com os participantes, que tiveram a oportunidade de colocar sugestões que serão estudadas em reuniões posteriores.
A secretária da pasta, Patrícia Rivello, destacou que o evento foi um marco significativo para o município, reforçando o comprometimento da administração pública em garantir os direitos dos usuários dos serviços de assistência social.
"O fórum proporcionou um espaço crucial para o diálogo e a participação ativa da comunidade, permitindo que pudéssemos ouvir diretamente as demandas e necessidades dos cidadãos. Também foi de suma importância apresentarmos a transparência e da prestação de contas do trabalho desenvolvido, bem como a eleição da comissão que representará os usuários, como passos essenciais para a melhoria contínua dos serviços prestados”, falou a secretária.
A presidente Estadual do Fórum de Usuários, Fabiana Rosa, ressaltou a importância desse espaço como uma oportunidade valiosa para que os usuários contribuíssem com sugestões e melhorias nos serviços oferecidos.
"É fundamental que os usuários se sintam ouvidos e tenham voz ativa nas decisões que impactam suas vidas, que eles saibam e tenham conhecimento dos seus direitos. O fórum vai fortalecer a participação da população, além de reforçar a colaboração entre poder público e sociedade civil para o aprimoramento contínuo das políticas sociais”, disse a presidente.
Dulcenea Barros, que estava presente no evento representando o Fórum Estadual e Municipal de usuários, Dulcenea Barros, falou sobre a importância dos serviços prestados pela Assistência Social da cidade.
“ Sabemos que juntos somos mais fortes e que os usuários podem nos trazer as demandas para que possamos lutar para que mudanças e melhorias sejam realizadas”, pontuou Dulcenea.