Noticias

1º Seminário sobre o Autismo em Pinheiral atrai mais de 150 pessoas

O encontro reuniu pais, responsáveis, profissionais da saúde, educação, Assistência Social e Direitos Humanos

No último dia 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu, na última quinta-feira, (27), no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Pinheiral, o 1º Seminário sobre o Autismo.  Participaram do evento o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), ACA (Associação Coletivo Azul dos Autistas) e profissionais da área das escolas públicas das redes estadual, municipal e privada do município.

 

Estiveram presentes no Seminário, a vice-prefeita Sediene Maia, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Júlio Barbosa, de Saúde, Everton Alvim, de Educação, Fernando Cabral, o Vereador Leonardo Barros, a Reitora do Unifoa, Ivanete de Oliveira, o Presidente do CMDCA, Dickson Widmann, o presidente da ACA, Cláudio Márcio e a Vice- presidente do CMDCA, Fabiana Rosa.

 

O circuito de palestras, abordou diferentes aspectos em torno do autismo, como diagnóstico, os diferentes níveis do transtorno, além de perguntas e debates com os  palestrantes : Roberto Carlos da Silva, psicólogo, a especialista em educação especial, Leandra Vieira, a delegada da CAARJ (Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro), Irvana de Oliveira, a coordenadora do grupo de estudo de TEA, Viviane Lione, a pedagoga e psicóloga Edilma Oliveira e a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Aline Matias e Frances Marcato.

 

Para a vice-prefeita Sediene Maia, o seminário possibilitou a compreensão do tema e permitiu que as informações relacionadas ao Transtorno fossem apresentadas e esclarecidas.

 

- São espaços abertos de fala e de debates como este que nos faz caminhar na evolução do autismo. É necessário entender que existem diversas características e níveis em um amplo espectro, por isso o mais importante é termos um olhar empático para entender melhor sobre o assunto e principalmente suas causas e tratamentos- disse a vice-prefeita.

 

A Secretária da pasta, Patrícia Rivello, afirma que o evento proporcionará um melhor entendimento sobre o assunto e que os estudos atuais revelam detalhes sobre o transtorno que não eram detalhados há cerca de vinte anos.

 

- Estamos vivendo um momento de progressos, tanto porque as pesquisas científicas a cada ano nos ajudam a decifrar as bases do autismo quanto pela maior inclusão do autista na sociedade. Sabemos que o autismo possui níveis, tratamentos e diagnósticos que há alguns anos, não seriam possíveis detectar. Estamos alegres em participar e promover esse tema tão importante- frisou a secretária.

 

De acordo com o Secretário de Saúde, Everton Alvin, o momento foi produtivo e acredita que toda a base familiar ganha por participar desse tipo de ação.

 

-Entendemos a importância de levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista para toda a sociedade. Sabemos das dificuldades que os autistas enfrentam e que a família precisa de um suporte para lidar e compreender o distúrbio. Esta é uma luta diária e bastante significativa- afirmou o secretário.

 

O Secretário de Educação, Fernando Cabral, destaca que a educação é um meio para a socialização dos autistas e que é preciso identificar aspectos sobre o transtorno para que a escola e os profissionais sejam preparados na hora de receber os alunos.

 

-Estamos em um momento oportuno para se tratar sobre o autismo. Não somente para discutir, mas em especial para tirarmos dúvidas. As maiores dificuldades para quem possui o autismo é conviver com a sociedade, nas salas de aula e nas instituições. Precisamos entender, incluir e garantir o acesso à educação- destacou o secretário.

 

Para o Vereador Leonardo Barros, é importante abordar o assunto e promover a discussão entre as sociedades.

 

-É gratificante vermos o auditório cheio e com pessoas que são interessadas em debater e discutir o tema. Precisamos facilitar o conhecimento dos alunos e por isso é tão importante conhecer as peculiaridades, dificuldades e particularidades- disse o vereador.