Pinheiral prepara programação especial para o Outubro Rosa

Confira!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Programa de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para o Outubro Rosa marcado como o mês de combate ao câncer de mama. O objetivo é fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama, indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação às doenças e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

A coordenadora do Programa de Saúde da Família, Rafaela Roquini, informou que os módulos de saúde funcionarão em horários especiais para os agendamentos de preventivos. Sendo assim, este ano consultas e exames serão realizados também nos dias de horário estendido das unidades - que acontecem as segundas-feiras no PSF Cruzeiro; as terças-feiras nos PSFs do Centro e Bela Vista; as quartas-feiras no PSF do bairro Palmeiras e na quinta-feira nos PSFs do Ipê e Parque Maíra. No sábado (21/10), dia "D" da campanha todas as unidades ficarão abertas, de 8 às 17 horas, para coleta de exames preventivos e da mama.

"Todas as nossas unidades já funcionam um dia da semana até às 20 horas, mas no mês de outubro faremos agendamentos de preventivos também neste horário. A Secretaria de Saúde está pronta para marcar, em tempo hábil, todos os exames de mamografia que forem solicitados", explicou Rafaela.

OUTUBRO ROSA
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.