Pinheiral inicia Projeto de Descentralização de Medicamentos da Farmácia Básica para o PSF

Saiba mais!

Com objetivo de descentralizar os medicamentos da Farmácia Básica Municipal e facilitar o acesso e o acompanhamento dos pacientes, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral, iniciou a distribuição de medicamentos de uso contínuo para pacientes no módulo do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro São Jorge.

O projeto piloto realizado através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) começou nesta semana (02/10) inicialmente na unidade que tem o maior número de famílias cadastradas. O objetivo é levar o programa para todos módulos da cidade.

"Fico feliz por conseguirmos colocar em prática, em menos de um ano de gestão, mais esse benefício na Saúde. Aliás, que era um compromisso assumido como proposta de campanha, para facilitar o acesso do paciente que utiliza o medicamento de uso contínuo", disse o prefeito, Ednardo Barbosa.

O projeto para descentralizar a distribuição de medicamentos vai promover ainda maior acompanhamento da evolução clínica do paciente. Por esse motivo, o projeto foi elaborado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social e farmacêutica. O objetivo é ampliar a resolutividade das ações das unidades de saúde.

"Além de ser uma unidade que fica distante da Farmácia Básica, o PSF do bairro São Jorge é uma das unidades com maior número de famílias cadastradas. Por esse, motivo iniciamos o projeto piloto nessa unidade, mas posteriormente, a ideia é ampliar para todas as outras unidades de saúde da cidade", explicou o coordenador do NASF, Patrick Carvalho.

A farmacêutica do NASF, Cecília Santana Bala Pereira, destacou outro ponto positivo da nova ação que vai facilitar o acompanhamento do uso medicamentoso dos pacientes.

"Esse projeto vai facilitar a adesão do usuário ao tratamento. Além de evitar complicações, pois pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão apresentam riscos. E, esse acompanhamento que faremos terá o objetivo de diminuir esses riscos, se usarem os medicamentos de forma adequada", destacou Cecília.

O usuário do módulo do bairro São Jorge, Júlio Cesar Ferreira Machado, que esta semana já adquiriu o medicamento perto de casa, aprovou a iniciativa.

"Para nós que moramos um pouco afastado do centro da cidade, só temos que agradecer ao prefeito Ednardo Barbosa, pois essa ideia foi ótima e, com certeza, vai beneficiar muita gente", destacou Júlio.