PINHEIRAL INICIA PROJETO + EDUCAÇÃO + AMBIENTE + SAÚDE NOS CRAS

Saiba Mais

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através das secretarias de Educação, Ambiente e Saúde iniciou mais uma etapa do projeto + Educação + Ambiente + Saúde agora em também em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Nesta quinta-feira (25/10) foi iniciada uma série de oficinas para mulheres atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Cruzeiro e Parque Maira visando o aproveitamento de alimentos e detritos orgânicos.

O Cras do Cruzeiro foi a primeira unidade a receber a palestra e aulas práticas sobre como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, horta e compostagem urbana. A próxima unidade a receber a oficina será o Cras do Parque Maira no dia 31/10 e no dia 10/11 será na Academia de Saúde, da Secretaria de Saúde.

No próximo mês de novembro também será realizada uma oficina ensinando como reaproveitar o óleo de cozinha nos dias 07/11, no Cras do bairro Parque Maira; no dia 09/11, no Cras do Cruzeiro e no dia 17/11, na Academia de Saúde. Resíduos sólidos será outro tema abordado nos dias 14/11, no Cras do Parque Maíra; no dia 16/11 no CRAS do Cruzeiro e no 24/11, na Academia de Saúde. Cerca de 300 mulheres atendidas nessas unidades serão beneficiadas com as oficinas que estão sendo ministradas pelo produtor orgânico da cidade, Luciano Vilarinho.

A coordenadora do CRAS, Queite Bernardo, falou sobre a importância da oficina.

Trabalhamos com famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza. Já desenvolvemos algumas oficinas no CRAS e, agora estamos recebendo essa de caráter prático e educativo sobre o aproveitamento integral do alimento, é de extrema importância para essas famílias. Aliás, receber de outra secretaria um projeto tão importante quanto esse agrega para essas mulheres não só informação, mas também cultura, disse Queite.

O coordenador de Ambiente, Fábio Nogueira, explicou o objetivo da nova etapa do projeto.

Essa etapa do projeto está relacionada à realização de oficinas nos Cras do Cruzeiro e Parque Maíra com objetivo de mostrar que o alimento pode ser reaproveitado, ao invés de ir para o lixo. Então, através de aulas práticas ensinando como fazer compostagens, por exemplo, ensinamos a essa mulheres. Queremos mostrar que o alimento pode ser usado por inteiro e, com isso, também iremos contribuir para a diminuição de lixo no município, disse Fábio.

O projeto + Educação + Ambiente + Saúde está sendo realizado na cidade pela Prefeitura de Pinheiral com o financiamento da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). A primeira etapa foi realizada nas creches e escolas municipais visando também combater o Aedes Aegypti, através de uma reeducação de hábitos para dar melhor destinação aos detritos sólidos e orgânicos.