Ednardo recebe Certificado de Programa da ONU no II Seminário de Defesa Civil

Confira!

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, recebeu nesta terça-feira (31/10) durante o 2º Seminário de Proteção em Defesa Civil de Pinheiral o certificado por participar do programa de cidades resilientes. A adesão ao programa - que é administrado pelo escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) -, representa um compromisso da cidade em desenvolver 10 passos essenciais para a construção de cidades resilientes.

Agradeço ao tenente coronel Marcelo Sodré Watanabe pelo certificado devido a nossa participação no programa Construindo Cidades Resilientes administrado pela ONU. Em Pinheiral, temos trabalhado principalmente de forma preventiva e, para isso, montamos uma equipe que envolve além da Defesa Civil, os fiscais do Departamento de Postura e até a Secretaria de Regularização Fundiária para trabalhar em conjunto e tentar diminuir as construções em áreas indevidas e irregulares. Além disso, temos buscado alternativas através de projetos e recursos junto ao Ministério da Integração para as obras necessárias no município, disse o prefeito.

Além da Defesa Civil de Pinheiral o Seminário contou também com membros da Defesa Civil das cidades de Volta Redonda, Resende, Mendes, Valença, Rio das Flores. No evento, o diretor do Departamento Defesa Civil de Pinheiral, Dickson Widmann, destacou a importância do chefe do executivo compactuar com o trabalho realizado no departamento.

Tenho acompanhado o comprometimento do prefeito Ednardo Barbosa em ir buscar recursos em Brasília para melhorar a situação do munícipio. Quando o Executivo compra a briga da Defesa Civil nosso trabalho fica mais fácil. Desde a posse do Ednardo, ele tem nos dado toda atenção, mesmo com toda dificuldade financeira, temos caminhado dentro das nossas possibilidades. A assinatura deste compromisso de tornar uma cidade resiliente é um avanço muito grande na nossa área de Defesa Civil, destacou Dickson.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiro, Marcelo Sodré Watanabe, entregou o certificado para o prefeito de Pinheiral e explicou o projeto.

A campanha de cidade resiliente não exige nenhuma carga financeira do município, é uma campanha com carga mais ideológica. O projeto faz com que a cidade busque uma interação entre suas agências, parceria como a da Secretaria de Obras com a Defesa Civil, que a Educação faça uma campanha de conscientização, por exemplo. Quando a gente começa a pensar de uma maneira mais integrada, com todas as pastas com o pensamento de proteção, junto com o poder executivo temos resultados muito maiores. Dessa forma, o trabalho de prevenção realizado em conjunto tem um custo financeiro muito menor, destacou.