Pinheiral intensifica Campanha de Prevenção ao Câncer no Novembro Azul

Saiba Mais!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as solicitações de exames de antígeno prostático específico (PSA) anual para homens com mais de 50 anos. A ação que acontece no mês marcado pela campanha Novembro Azul tem o objetivo de incentivar o exame preventivo no combate ao câncer de próstata.
A coordenadora da Saúde Básica do município, Rafaela Mendes Roquini, lembra que alguns postos do Programa de Saúde da Família (PSF) estão funcionando em horário estendido para facilitar o atendimento à população.

"No mês de novembro estamos enfatizando a solicitação do exame de PSA para homens acima de 50 anos e, para facilitar o atendimento da população, temos alguns postos de saúde funcionando em horário estendido até às 20 horas. No bairro Cruzeiro o horário estendido acontece na segunda-feira; no Centro e no bairro Bela Vista é na terça-feira. No bairro Palmeiras é na quarta-feira e no Parque Maira, Ipê e São Jorge é na quinta-feira", disse Rafaela.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com a detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA e exames físicos da próstata são fundamentais já que o câncer de próstata é a doença que mais prejudica o homem, e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar da gravidade, a maioria das vezes, a doença tem instalação e desenvolvimento lento.

Ainda de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem se espalhar pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.