Pinheiral recebe projeto "Buzum" Com o espetáculo "Que lixo é esse?"

Saiba mais!

Alunos da rede pública e privada das escolas de Pinheiral tiveram a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo. O projeto "Buzum" esteve na cidade trazendo de forma lúdica a importância da reciclagem do lixo através da peça "Que lixo é lixo?". A peça aconteceu por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Pinheiral, o Instituto CCR e o Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. O "Buzum" ficou na cidade ontem (13/11) e hoje (14/11) com sete apresentações por dia.

No total 560 alunos assistiram à peça, sendo alunos das nove escolas da rede municipal e os alunos de três escolas da rede privada. A coordenadora responsável do projeto pela Prefeitura de Pinheiral, Márcia Regina, destacou a importância do tema da peça infantil.

"O tema trazido pela peça é muito importante, faz uma reflexão que, na verdade nada se joga fora. O lixo ainda fica dentro do planeta. Então, com esse tema já chama a atenção das crianças da importância para o ambiente, e começa uma abordagem que já trabalhamos nas escolas municipais, que é a questão da educação ambiental", destacou.

Peça Que lixo é lixo?

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo "Que lixo é lixo?" tem direção de Wanderley Piras. Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem a Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de lixo.