PSF de Pinheiral promove palestra para homens sobre Câncer de Próstata

Saiba Mais!

Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Programa de Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quarta-feira (22/11) no módulo do Programa de Saúde do bairro Palmeiras uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Ainda em alusão ao Novembro Azul, a enfermeira do PSF Palmeiras, Elisiane Fraga dos Santos Sá, explicou o objetivo da palestra.

"Nosso objetivo é incentivar os homens a se cuidarem mais e orientá-los sobre a importância desses cuidados através dos exames de prevenção", disse.

Cerca de 40 homens da comunidade participaram da ação preventiva. A enfermeira enfatizou que no evento foi realizado pedido de exame de sangue PSA para os homens acima de 50 anos. A palestra foi ministrada pela médica, Bárbara Machado Pereira, que falou da importância da prevenção.

"O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum. É a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. A prevenção consiste em avaliações periódicas por meio de toque retal e dosagem do PSA através do exame de sangue", explicou a médica.