Noticias

Prefeito promove seminário de Prestação de Contas de um ano de gestão

Saiba Mais!

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, realizou na manhã desta quinta-feira (07/12) o Seminário Prestação de Contas - 1º ano de gestão. No evento voltado para secretários e diretores de departamento foram apresentadas as principais ações executadas por todos os setores no primeiro ano de gestão e também novos projetos para 2018.

O prefeito destacou que mesmo com as dificuldades encontradas, principalmente diante da situação econômica, não impediram o trabalho e importantes conquistas para Pinheiral. Entre elas, está a abertura da sala de ultrassonografia, a inauguração de uma nova creche - além de duas outras já em fases final implantação no bairro Cruzeiro e na Área Rural. Outra conquista é a ação de desbloqueio da obra para a construção da sede própria da creche do Cruzeiro. Entre as obras, foi exibido imagens no início do ano da prefeitura com estruturas de ferro - quando iniciou a Gestão - e as ações realizadas para a conclusão da obra da nova sede administrativa da Prefeitura Municipal, além dos serviços de manutenção de mais de 1,1 mil pontos de iluminação na cidade e a execução da primeira etapa da Operação Tapa Buraco.


"Temos vivido tempos muito difíceis. Temos que fazer conta diariamente, mas mesmo assim, temos muito a comemorar. Por isso, fiz questão de realizar esse seminário para mostrar o que estamos realizando o nosso dever de casa e mesmo, com as dificuldades financeiras, conseguimos avançar em vários setores. Claro que, ainda temos muita coisa para fazer, mas estamos no caminho e juntos podemos fazer muito mais", disse Ednardo.

No seminário Ednardo relembrou outras conquistas do ano de 2017 como a chegada de 70 aparelhos para o Hospital Municipal e 522 atendimentos oftalmológicos e distribuição de óculos - com apoio do Deputado Estadual, Gustavo Tutuca.

"Outro marco foi a primeira doação de córnea realizada pelo município, assim como, o projeto de descentralização da distribuição de medicamentos já iniciado no módulo do bairro Bela Vista para facilitar os moradores. A ideia é que em 2018, outros módulos sejam beneficiados com o projeto", citou.

Ednardo também mostrou alguns dados de atendimentos da saúde como 46 mil atendimentos no Pronto Socorro, 25 mil na Atenção Básica, 10 mil atendimentos com médicos especialistas e cerca de 11 mil atendimentos no Tratamento Fora do Domicilio (TFD).

Outras ações recentes citadas foram as obras de reformas realizadas no Pronto Socorro e nos módulos de saúde (PSF) dos bairros Bela Vista, Centro, São Jorge e Cruzeiro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a aquisição de cinco carros 0 km - sendo quatro para a secretaria de saúde e um para a Secretaria de obras, recuperação e reorganização do transporte escolar, reativação do projeto "Mãos a Horta" e readequação do horário integral.

"A gente sabe o quanto é importante uma alimentação de qualidade, por isso, na Educação entre as ações realizadas fizemos a implantação de cinco refeições na merenda escolar em todas as escolas da rede municipal. Cumprimos nossa meta de fazer a ampliação de programas esportivos nos bairros, como vôlei, futebol, tênis e programa Ativaidade, ginástica olímpica gratuita e diversos campeonatos como os Jogos Interbairros, de Futebol Amador, além de investir em cultura, lazer e turismo. Tanto que, a primeira ação foi a inauguração do Espaço do Artesão, e agora fizemos a implantação do projeto "Música nos Bairros", destacou o prefeito.
Outra importante conquista citada foi a verba para construção de Casa Abrigo - conseguida em uma das idas do prefeito a Brasília, o 1º Seminário do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, reativação do Conselho do Meio Ambiente, a dragagem e limpeza do córrego Palmeiras/Rolamão e o pagamento das parcelas deixadas em aberto do Parque Fluvial, além da ligação de luz, água e esgoto do parque pela atual gestão.

A implantação ações inéditas na área ambiental como o 1° Seminário do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a reativação do Conselho do Meio Ambiente e a execução do projeto "+ Educação + Ambiente + Saúde também foram apontados.