Prefeito firma parceria com Estado em prol de Artesãos de Pinheiral

Saiba mais!

Artesãos realizaram cadastro em programa do Estado que vai possibilitar que mostrem sua arte em feiras e eventos também no Rio de Janeiro

Na manhã desta segunda-feira (05/02) os artesãos de Pinheiral tiveram uma oportunidade inédita: realizar o cadastro no programa Estadual Artesanato em Movimento. A ação que contou com o cadastramento de mais de 50 artesãos foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, da Prefeitura Municipal de Pinheiral.

Uma solenidade de abertura foi promovida para marcar a nova iniciativa em prol dos artesãos com a presença do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, do presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Ubirajara Vaz, da subsecretaria do Estado de Turismo, Néa Mariozz, do vereador e líder de Governo, Magno Vicente do secretário municipal Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Barbosa. Participaram ainda a chefe do Departamento de Turismo, Tânia Amorim e do chefe do Departamento de Lazer, Antônio Carlos de Almeida.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, acompanhou de perto a palestra explicativa sobre o programa realizada pela subsecretaria do Estado de Turismo, Néa Mariozz.

Agora nossos artesãos terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades para gerar renda e mostrar a sua arte em feiras e eventos também no Rio de Janeiro. Queria também agradecer todo empenho de nossos artesãos e por terem confiado em nossa gestão, disse Ednardo.

O prefeito aproveitou para anunciar novas melhorias previstas para os artesãos da cidade.

Queria agradecer ao senhor Ubirajara Vaz, por estar aqui mais uma vez, sendo um parceiro do município e colocando o espaço da sede campestre da AAPPVR à disposição dos artesãos de Pinheiral. Queria agradecer também aos artesãos de Pinheiral, pois sempre se colocaram presente nos eventos promovidos como no aniversário da cidade, o Programa Domingo de Diversão e Compras e, em vários outros eventos. Queria agradecer todo empenho e parceria que eles estão tendo com nossa gestão. Estamos comprando mesas próprias para os artesãos e esperamos expandir a Feira de Artesanato junto com a feira dos Produtores Rurais para a praça próxima a sede da Prefeitura, talvez de 15 em 15 dias, anunciou Ednardo.

A subsecretária do Estado de Turismo destacou a importância dos artesãos em um momento de crise financeira.

O turismo do Rio de Janeiro hoje é uma saída do momento econômico que estamos vivendo. É uma forma de trazer o dinheiro para dentro do Estado. Perdemos muito dinheiro por causa da crise do petróleo e a saída eminente é o turismo. O artesanato vem de encontro com esse turismo, os turistas querem consumir esses produtos, mas nada industrializado, eles procuram produtos feitos a mão. Estamos procurando reverenciar a história do nosso estado através das obras, disse Néa Mariozz.

O programa tem o objetivo de reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. O programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado.