Direito, Legislação e Crime Ambiental: Prefeito e Presidente da OAB promovem ação para profissionais em Pinheiral

Saiba mais sobre a ação promovida!

Direito, legislação e crime ambiental, foram os temas abordados em uma palestra realizada na noite de ontem (09/08), no auditório da Prefeitura Municipal. Ministrada pelo advogado, professor, mestre em ciências ambientais e pós-graduado em Gestão Pública Municipal, José Roberto Ciminelli, o evento contou com a presença do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, da vice-prefeita e secretaria de Educação, Sediene Maia, do presidente da 42º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Piraí/Pinheiral, Gustavo de Abreu Santos, e diversos secretários municipais.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância dos assuntos debatidos e agradeceu a parceria entre a prefeitura e a OAB. Nossa gestão tem se desdobrado em vários temas e, principalmente, sobre os que foram debatidos na palestra. Aproveito a oportunidade para ressaltar o quanto a área ambiental tem importância no nosso governo e que estamos em fase de finalização do Plano de Resíduos Sólidos. Acredito que o Plano dará outro dinamismo para nossa cidade. Pinheiral produz atualmente uma média de 15 toneladas de lixo por dia, o que é uma quantidade muito grande. E temos a intenção de dar início a várias ações que serão fundamentais para contribuir com essa área, analisou.

José Roberto Ciminelli, que também é coordenador da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), destacou que esse assunto é de fundamental importância, visto que a cada instante temos nos deparado com ações que acabam degradando o meio ambiente, e elogiou o apoio da administração pública para a realização desse debate. Estamos vendo a derrubada da nossa Amazônia, águas poluídas e que estão sendo desviadas do seu curso natural, desmatamento. Temos que entender que daqui há poucos anos, estaremos brigando por esse espaço ambiental. O meio ambiente foi feito para nós e, podemos e devemos interagir com ele, mas deve ser uma relação harmoniosa, de respeito mútuo. O meio ambiente tem muito para nos dar, mas precisamos cuidar, manter, zelar, perpetuar e utilizar de forma sustentável, frisou.

Ciminelli destacou que sua experiência em Pinheiral será contada em outros eventos. Quando vemos coisas boas precisamos falar. E essa minha passagem por Pinheiral com certeza será lembrada em outras palestras minhas. Quero agradecer principalmente ao prefeito Ednardo Barbosa, ao procurador Geral do município, Joviano da Cunha Medeiros, e ao presidente da OAB (Piraí/Pinheiral), Gustavo de Abreu. Fui muito bem recebido e gostei muito do que encontrei. Desde as instalações da prefeitura, até o corpo humano. Me senti muito bem e quero voltar com certeza, enalteceu.

O presidente da OAB destacou a importância da parceria com o Poder Público para promover eventos como esse. A prefeitura ter um espaço como esse e disponibilizar para que a sociedade possa participar desses eventos é de suma importância. Parabenizo o prefeito pela parceria com a OAB e posso adiantar que já estamos viabilizando outras palestras no local, declarou Gustavo de Abreu.

O advogado Fernando Pereira Marques Junior, elogiou a realização do evento. Só tenho a parabenizar a iniciativa da prefeitura, em parceria com a OAB, e espero que sejam realizadas outras palestras, com temas tão relevantes quanto esse. Queria aproveitar para elogiar o palestrante, pela maneira didática com que ele conduziu a palestra, de forma alegre e até engraçada, mas que não deixou de tocar nos pontos importantes e conseguiu prender a atenção das pessoas. Sempre fico feliz em prestigiar o município, em contribuir com a minha presença em ações como essa, promovidas para que boas informações sejam difundidas entre os munícipes, elogiou.