Prefeito participa de conclusão do Projeto + Educação + Ambiente + Saúde

Saiba mais!

O projeto + Educação + Ambiente + Saúde chegou a sua etapa de conclusão. A ação foi marcada com a realização de última palestra realizada na manhã de quinta-feira (30/08), no auditório do Centro de Ensino Roberto Silveira, em Pinheiral. O prefeito, Ednardo Barbosa, a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, os secretários de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa e de Saúde, Everton Alvim e membros da equipe participaram da solenidade de encerramento das atividades do projeto. Autora da logomarca do projeto, a aluna Luiza Carolina Farias da Silva Lacerda recebeu uma homenagem das mãos do prefeito.

O projeto que foi realizado graças a uma parceria entre Prefeitura Municipal de Pinheiral, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Rural e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), teve como objetivo promover o combate ao Aedes Aegypt através da diminuição dos resíduos sólidos.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que participou do encerramento das atividades destacou o comprometimento da equipe em resgatar o projeto que estava parado quando assumiu o governo.

"Esse projeto, pra quem se lembra, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa e de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, estiveram na FUNASA porque eles não acreditavam mais na realização do projeto e a gente pediu para eles mais uma chance ao município e conseguimos a renovação do convênio", disse.

"Hoje estamos aqui mostrando o projeto realizado e concretizado. Acompanhei cada etapa de perto. É um momento muito importante para a gente, pois estamos nos planejando na questão dos resíduos. A cidade de Pinheiral produz cerca de 15 toneladas de lixo por dia e hoje em dia, uma das coisas que mais geram renda, é a reciclagem e a coleta seletiva. Neste projeto capacitamos nossos agentes, e demos um passo muito importante para o município", disse Ednardo.

O projeto durante o seu curso teve várias etapas que contou com a formação de equipe técnica multidisciplinar com profissionais das secretarias do Ambiente, Educação, Saúde e Governo; capacitação para equipe técnica e para os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e fiscais de Obra e Postura; formação continuada para os professores da rede municipal de ensino; curso de extensão à distância em Educação em Saúde Ambiental; oficinas com as mulheres atendidas pelo CRAS e Academia da Saúde e o Seminário de Educação em Saúde Ambiental, tendo premiação para as melhores práticas apresentadas no Curso de Extensão.

A coordenadora do projeto, Natália Nolasco, destacou o sucesso da iniciativa.

"Foi um trabalho muito bonito que rendeu bons frutos. Estamos sendo referência na Funasa como práticas êxitosas para outros municípios do Estado. Iremos apresentar nosso projeto no Seminário de Saúde Ambiental da FUNASA e, o bom é que, as ações de sensibilização do projeto podem ter continuidade. A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural continuará investindo em ações pra sensibilizar a população quanto ao descarte adequado dos resíduos sólidos", disse Natália.