Pinheiral promove II Seminário em Saúde do Trabalhador

Saiba mais sobre o seminário!

Agentes de combate às endemias, agentes comunitários, recepcionistas dos módulos e da Vigilância em Saúde, participaram do II Seminário em Saúde do Trabalhador de Pinheiral, realizado na última sexta-feira (31/08), lotaram no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. A iniciativa, promovida pela prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Saúde, aconteceu através de uma parceria do Programa de Saúde do Trabalhador de Pinheiral com o Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Volta Redonda (CEREST).

A oficina sobre acolhimento como boa prática na atenção básica à saúde de Pinheiral, contou ainda com duas palestras. Uma ministrada pela fisioterapeuta ergonomista, Juliana Ribas, sobre o tema "15 minutos para à vida", com ênfase em postura e ginástica laboral. E a outra com a psicóloga Jaline Lima, sobre "Acolhimento para os profissionais da saúde".

A oficina aconteceu de forma bastante descontraída, sempre contando com a participação efetiva dos presentes e abordando temas importantes como o atendimento da rede de saúde, a importância desses profissionais se consultarem regularmente e fazerem exames preventivos, além terem uma boa alimentação, o trabalho em equipe, que é fundamental na rede de saúde, entre outros.

"Essa palestra vai muito de encontro ao que necessitamos no dia a dia de trabalho, na realidade que o município vem enfrentando. A gente vivencia hoje cada vez mais as pessoas migrando para o Sistema Único de Saúde e, é primordial esse acolhimento. Queria agradecer a cada um pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em cada uma das unidades. Nós não trabalhamos sozinhos. Esse é um momento oportuno para que a gente enxergue o que precisa ser melhorado, trabalhar de forma unida, junto com todas as unidades e setores da prefeitura", destacou o prefeito Ednardo Barbosa.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, também destacou a importância de promover capacitações para a categoria e do trabalho em conjunto, e aproveitou para agradecer o apoio do Cerest. "Fiquei muito feliz em ver o auditório cheio para a oficina. Esses eventos são importantes para todos estarem juntos compartilhando informações, experiências e o mais importante de tudo, para abordar temas tão importantes quanto o acolhimento e a saúde do trabalhador. Tentamos enquanto gestão, que dar o melhor suporte possível para os profissionais e precisamos desse apoio dos trabalhadores do setor. Precisamos assumir esse compromisso para fazer melhor por Pinheiral", frisou.

Coordenador Municipal de Saúde do Trabalhador, José Márcio, aproveitou para agradecer o apoio da atual gestão e do Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Volta Redonda. "É uma satisfação muito grande realizar esse evento. Temos que atender a população da melhor forma possível e essa capacitação é para auxiliar e orientar cada vez mais. Agradeço muito ao Cerest, que tem sido um ótimo parceiro e essa gestão, através do prefeito, do secretário de saúde e do Rangel (coordenador de Vigilância em Saúde, também presente ao evento) que estão tendo essa sensibilidade de promover eventos como esse", salientou.

O Coordenador do Cerest, Marcelo Cavalieri, apontou que, junto com Valença, Pinheiral é um dos maiores parceiros do Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Volta Redonda. "Fico muito satisfeito de ter essa parceria com a cidade. Nossa função é capacitar, treinar, prevenir a saúde do trabalhador e melhorar essa relação que temos com o paciente, com o usuário que chega ao sistema de saúde. Temos a responsabilidade com quem esta na nossa frente. Esse acolhimento é muito importante. E estamos abertos para qualquer demanda que o município possa ter em trazer alguém para ajudar no que for preciso", declarou.