Educação de Pinheiral supera metas do país e do estado nos anos iniciais no IDEB

Confira

Pinheiral deu exemplo na Educação ao ultrapassar a meta estipulada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 para os Anos Iniciais. A notícia com o resultado dos índices em todas as cidades foi divulgada ontem (03/09) pelo Ministério da Educação (MEC). O avanço no ensino obtido por Pinheiral, de 5,6 nos Anos Iniciais, superou as metas projetadas para o País 3,8 e para o Estado 5,3.

O IDEB, índice de desenvolvimento da Educação básica é o resultado da proficiência (média de prova aplicada nos alunos) e a taxa de aprovação. A prova Brasil é uma avaliação externa. A avaliação abrange os anos iniciais do Ensino Fundamental e os Anos Finais.

"Quero parabenizar a toda equipe da Educação de Pinheiral pelo resultado conquistado que superou as metas projetadas para o País e para o Estado no ensino dos Anos Iniciais no Ideb. O que comprova o quanto a Educação de Pinheiral tem avançado neste um ano e oito meses de gestão", disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

De acordo com informação da Secretaria Municipal de Educação, em Pinheiral todas as escolas que atendem os anos iniciais alcançaram as metas projetadas. A Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto obteve nota 5,7; a Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Júnior 5,8; a Escola Municipal Três Poços 5,9; a Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira 5,5; a Escola Municipal Rosa Guedes 5,1; A Escola Municipal Domingas Alves Ferreira 6,1 e a Escola Municipal Paulo Freire 5,3.

Nos anos finais o resultado subiu 0,1 em relação à última avaliação, em 2015, que teve 3,6 e agora em 2017 foi 3,7. Contudo, a Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira quase dobrou a média, pois em 2015 obteve 2,4 e agora obteve 4,1 nos Anos Finais.

"Estávamos aguardando o resultado com ansiedade, pois o IDEB é um termômetro de nosso trabalho. Possibilita identificar as deficiências e replanejar as metas e estratégias pedagógicas. Essa avaliação é composta por prova idealizada por agentes externos e pelo índice de aprovação. Fator esse que torna o IDEB um importante instrumento de avaliação da política educacional em nosso país, estado e município. O bom resultado que nosso município obteve nos anos iniciais do ensino fundamental, é resultado de um trabalho conjunto de toda comunidade escolar, com destaque para os professores que são responsáveis diretos pelo processo de aprendizagem", disse a vice prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia.