Prefeito inaugura ampliação de PSF e construção de calçamento

Saiba mais!

Reconhecimento e gratidão. Foi com esse sentimento que o morador do bairro São Jorge, Antônio Rodrigues Araújo, fez questão de sair de sua casa na tarde desta quinta-feira (06-09) para prestigiar a cerimônia de inauguração de duas obras. Acompanhado por moradores, comerciantes e profissionais da Saúde, o prefeito Ednardo Barbosa entregou para a comunidade a reforma e a ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), do bairro São Jorge, e a obra de acessibilidade com a construção de calçada, em trecho da Avenida Nilton Penna Botelho, no acesso principal de entrada da cidade. A cerimônia que aconteceu na unidade de saúde do São Jorge contou com presença da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, do secretário de Saúde, Everton Alvim e do vereador, Muller Adriano Fonseca.

"Hoje estamos aqui para comemorar mais um ganho para a cidade de Pinheiral, com a inauguração da reforma e ampliação da unidade de saúde e parte do trecho da calçada que levam até o bairro Três Poços. É um novo local de caminhada para os nossos cidadãos. Essa unidade nos enche de orgulho, por isso, que essa equipe continue prestando um serviço de qualidade levando para a comunidade o que elas precisam com acolhimento e acessibilidade", disse o prefeito.

Com a reforma e ampliação do PSF, sete mil moradores dos bairros Varjão, São Jorge, Planalto do Sol, Vale do Sol e Vale dos Pinheiros serão beneficiados nos atendimentos médicos, recebendo uma unidade totalmente reformulada. A fachada não ganhou só pintura, mas também teve sua a cobertura recuperada como forma de garantir acessibilidade e proteção contra o sol e a chuva para os pacientes, além de mais conforto com espaços apropriados após a construção de consultório odontológico com banheiro, dois banheiros exclusivos para portadores de deficiência (sendo um masculino e outro feminino), alas de observação, vacina e de atividades coletivas, ampliação da sala de inalação coletiva, ampliação do banheiro dos funcionários e a construção de depósitos de material de limpeza, remédios, almoxarifado e arquivo.

"Quero parabenizar pelo evento e por manter de pé esse postinho, que é de grande valia para toda a comunidade do São Jorge. Sou paciente desse posto e bem acompanhado. Por isso, quero parabenizar os médicos, enfermeiros e da equipe que nos visita em casa. Eles tratam a gente como muita dignidade e amor. Por isso, parabenizo a atual gestão para que continuem valorizando Pinheiral, principalmente a nós, mais idosos", disse o aposentado à equipe da prefeitura.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, fez questão de convidar a equipe de funcionários que trabalha na unidade e fazer menção do trabalho na Saúde. "Nosso projeto sempre foi dar continuidade nas obras, desde a época em que o Ednardo era secretário de Saúde e, tinha muitos planos. Graças a Deus hoje estamos concluindo mais uma, que é ampliação do PSF do bairro São Jorge.", disse o secretário.

"Os profissionais dos PSFs tem uma importância impar no Sistema de Saúde, já que são eles que identificam a necessidade da população e levam essas informações para a secretaria", destacou.

Já a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, falou da importância de investimentos que promovam melhoria do serviço público e comemorou a conquista do IDEB de Pinheiral. "É um momento importante para a gente. Qualquer entrega de serviço para população é muito importante, por isso, fico muito feliz de estar presente neste grupo que se dedica para prestar serviços de excelência para a população. Hoje esta obra está trazendo para a população um ambiente adequado para todos moradores da comunidade receberem os serviços de saúde adequados", disse.

"Já que estamos falando de serviços públicos, queria também falar do serviço que, nós da Educação prestamos. Essa semana saiu o resultado do Ideb, que é uma avalição externa realizada pelo Ministério da Educação. Pinheiral saiu da última colocação, para um lugar de destaque na nossa região. É resultado de um trabalho em conjunto com as professoras da rede pública, pais, alunos e profissionais da secretaria de educação. O jornal Tribuna Sul Fluminense publicou uma matéria destacando as melhores escolas públicas avaliadas pelo Ideb na região e Pinheiral conseguiu colocar duas escolas nesta lista, são as escolas Domingas Alves Ferreira, no Vale do Sol e a Rosa Guedes, no Parque Maira. Isso é um trabalho em conjunto, de todo o governo em benefício da população", destacou.

ACESSIBILIDADE

Foi entregue também para a população, outra importante obra, em especial para os moradores dos bairros Três Poços e Parque Maíra, que não precisarão mais se arriscar em caminhar no asfalto entre os carro. Foi inaugurada a obra de acessibilidade, com a construção de 1, 8 metros calçamento e 800 metros de pintura de muro, em trecho da Avenida Nilton Penna Botelho.

"A obra de acessibilidade é uma emenda parlamentar, que resgatamos com ajuda de um deputado que nos apoia, e a gente tornou ela em realidade. É uma obra que ainda está em andamento, as outras etapas contarão com faixa de sinalização horizontal e vertical, acessibilidade nas calçadas. Mas essa etapa da calçada já está cumprida, as pessoas tem um novo local de caminhada sem passar pela pista, por isso fizemos questão de entregar ela hoje", destacou o prefeito.