Pinheiral realiza evento em Comemoração ao Dia do Idoso

Saiba mais!

A Prefeitura de Pinheiral, através do Departamento de Fisioterapia, em parceria com a Academia da Saúde, da Secretaria de Saúde, promoveu um evento durante toda a manhã desta segunda-feira, 01/10, para comemorar o Dia do Idoso, celebrado na data. Com o tema "Prevenção de Quedas em Idosos", a ação teve como objetivo orientar sobre a segurança na realização das atividades da vida diária e destacar a importância da atividade física para a preservação da autonomia e da melhora da qualidade de vida.

A equipe de fisioterapia da Clínica Municipal de Fisioterapia Carmen Vergett Leite Franco montou uma tenda em frente ao local para aferir a pressão da população e conversar sobre as ações que podem contribuir para uma vida mais segura e saudável. As atividades do evento tiveram início com uma aula de alongamento, na Praça Luiz Gonzaga, com a participação do grupo maturidade "Queremos Viver", da Academia da Saúde.

"Realizamos um alongamento e exercícios de fortalecimento muscular, pois sabemos que a atividade física promove propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais) e com isso favorece o equilíbrio, que também reduz o risco de quedas. Foi um momento de reforçar as dicas de prevenção e também da importância da atividade física", declarou a coordenadora da Academia da Saúde, Pricilla Careli.

Após as atividades, que terminaram com uma massagem coletiva conduzida pela coordenadora do Departamento de Fisioterapia, Flavia Ferreira, o grupo foi orientado pelos fisioterapeutas sobre os perigos de quedas e em como evitá-las, através de dicas como: retirar tapetes de casa e outros obstáculos, manter escadas e área de circulação livre de móveis, fios, vasos, objetivo de decoração, levantar devagar e encontrar o equilíbrio antes começar a caminhar, usar o corrimão das escadas, entre outras, além de exercícios simples, que podem ser feitos em casa, para o fortalecimento dos músculos.

"Aproveitamos a data para passar algumas informações sobre a prevenção de quedas. A população idosa vem crescendo muito e estamos tendo uma demanda muito significativa de pacientes idosos sofrendo quedas, e isso gera uma preocupação muito grande. Além de poder levar a uma fratura, a queda gera também um transtorno psicológico, que é o medo de cair, a insegurança. São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na vida dos idosos. Por isso decidimos falar sobre o tema na data de hoje", explicou a coordenadora do Departamento de Fisioterapia.

Laide Brandão, 77 anos, disse ter gostado muito de participar do evento. "Hoje sinto mais firmeza. O dia que não faço atividade sinto falta, parece que o corpo agradece o exercício físico, e me sinto bem melhor quando pratico. Achei muito bom participar hoje do evento, receber as dicas de prevenção em quedas e agora vou redobrar a minha atenção", disse.

GRUPO MATURIDADE "QUEREMOS VIVER"

O grupo maturidade "Queremos Viver", da Academia da Saúde, realiza diversas atividades como: palestras educativas, binguinhos, festas culturais, atividades físicas e mais. O grupo de reúne toda terça-feira, às 14 horas, na unidade do Centro da academia, na Avenida Helena Corrêa de Miranda, nº1000. Os interessados em participar devem ter 60 anos ou mais. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3356-6339.