Pinheiral promove programação especial da Campanha Outubro Rosa

Saiba mais!

A Prefeitura de Pinheiral, através das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, montou uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa. A campanha é realizada com o objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Pinheiral, a programação terá início na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro e segue até o dia 31. A abertura oficial da campanha acontece dia 16, às 9 horas, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, com a presença do prefeito Ednardo Barbosa e da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos. Na ocasião, haverá uma apresentação cultural dos alunos do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira e dos atletas da ginástica olímpica do grupo Vida Ativa. Além disso, um ônibus estará no local de 9 às 16 horas oferecendo assistência jurídica e psicossocial às mulheres, peio meio de uma parceria com a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. Haverá ainda um aulão com a equipe da Academia de Saúde, às 9h30, e Bingo Rosa, às 15 horas, com distribuição gratuita das cartelas.

Dia 17, a programação terá início às 14 horas com uma roda de conversa sobre o câncer de mama, com a convidada Isabelle Souto, no Centro de Referência Assistência Social (CRAS), do bairro Cruzeiro. A mesma palestra será realizada no dia 18, também às 14 horas, no CRAS do bairro Parque Maíra. No mesmo dia, haverá o evento "Dia da Beleza - Eu Diva! De bem com a autoestima", no CRAS do Cruzeiro, às 14 horas, com o convidado Uesllen Francisco. Já dia 19, a ação será no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, às 10 horas, com a palestra sobre o câncer de mama, ministrada pela Walkiria Marins e Isabelle Souto, voltada para a comunidade escolar.

Dia 20 de outubro, será realizada a caminhada Outubro Rosa, com saída quadra sintética do bairro São Jorge, e o "Dia D" de prevenção ao câncer de mama. Na data, todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão abertas, das 7 às 17 horas, para a realização do procedimento de preventivo, visando atender também as mulheres que trabalham durante a semana.

O encerramento da campanha acontece dia 31, a partir das 9 horas, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com a inauguração do Espaço Mulher. Um espaço voltado para o aprendizado e valorização da mulher.

"As ações são importantes para criarmos espaços para que as mulheres sejam conscientizadas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que é o objetivo principal da campanha do Outubro Rosa. A programação inclui palestras, caminhada, agendas ampliadas para a coleta de preventivo e irá terminar com a inauguração do Espaço Mulher, um local destinado a esse público, para que possamos trabalhar questões de fortalecimento de vínculos, autoestima e empreendedorismo, buscando maior autonomia financeira também para as mulheres. Estamos envolvidos nessa campanha para que de fato possamos trabalhar cada vez mais com as mulheres da nossa cidade, incentivando e as encaminhando para o desenvolvimento psicossocial", disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello.