Audiência pública define composição de Fórum permanente de Educação Municipal

Confira

Uma audiência pública formou na noite de quarta-feira, 10/10, a composição do Fórum Permanente de Educação Municipal. O evento aconteceu no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro, e foi conduzido pela vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos. A composição foi realizada por aclamação e a primeira reunião do grupo eleito já está marcada para o dia 7 de novembro, para o início dos trabalhos.

A criação do Fórum é uma exigência da estratégia 9 da meta 19 do Plano Municipal de Educação (PME) e tem como objetivo discutir, propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do sistema educacional, especialmente o que consta no Plano, que foi aprovado por Lei. Além disso, ele visa promover conferências de educação e acompanhar a execução do Plano de Educação e das matérias legislativas da área e ainda levantar discussões e debates relacionados a educação, entre outras atribuições.

Participaram do evento, além da vice-prefeita e secretária de Educação, a diretora do Departamento de Educação Integral, Regina Celi da Silva Assis, a diretora do Departamento Pedagógico, Sueli Gentil da Silva, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aurora Moreira de Almeida, a diretora geral do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, a anfitriã da noite, Ana Marisy de Mello Franco Silva e demais setores da comunidade escolar e sociedade civil.

"O Fórum é um espaço instituído para discussão sobre as políticas públicas da educação. Haverá um cronograma que será montado, onde o grupo eleito irá discutir essas políticas de educação, as dificuldades, inovações, investimentos, tudo relacionado à educação passará pelo Fórum. Essa composição é uma exigência da estratégia 9 da meta 19 do PME e vejo também, claro como uma necessidade", explicou a vice-prefeita e Secretária de Educação.

Sediene Maia dos Santos destacou a importância do Fórum ser plural e representativo, podendo ter representantes de instituições públicas e privadas, representações sindicais, movimentos e redes da sociedade civil, instituições de pesquisa, família e representantes da população. Segundo ela, será feito contato ainda com segmentos que não puderam estar presentes na audiência, para que tenham a possibilidade de terem representantes no Fórum.

"Todos podem ter representação. Quanto mais participantes tivermos, mais valorosas serão as discussões. É uma forma também dos membros terem conhecimento das questões relacionadas à educação e contribuírem também para esclarecer as dúvidas e como tudo funciona, além de poderem dar sugestões para o setor. É a primeira vez que Pinheiral institui um Fórum Permanente de Educação e é um sonho de consumo de todo professor, de todo gestor de educação, ter um ambiente somente para discussão sobre o assunto. A Educação Pública deu um grande passo. Agradecemos as instituições que se prontificaram a dedicar parte de seu tempo para discutir políticas públicas de Educação", frisou.

PRIMEIRA REUNIÃO - Após a audiência, o grupo eleito já se reuniu para definir a data da primeira reunião, em que será elaborado o regimento do Fórum, definida a periodicidade das reuniões do grupo e da Plenária Geral. O encontro será no dia 7 de novembro. Integram o Fórum diretores das unidades escolares municipais representantes do Conselho Escolar, do Fundeb, do Conselho Municipal de Educação: dos professores Municipais I, professores Municipais II, APAE, de Serviços, da Supervisão Escolar, do Setor Pedagógico e do Sepe.