Ednardo Realiza Abertura Oficial da Campanha "Outubro Rosa" em Pinheiral

Saiba mais!

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, realizou na manhã da última terça-feira (16/10) na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, a abertura oficial da campanha "Outubro Rosa" na cidade de Pinheiral. O evento contou com apresentações musicais com estudantes do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, de atletas da ginástica olímpica do grupo Vida Ativa e de dança com as alunas da Academia da Saúde.

Graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas Públicas para mulheres o "Ônibus Lilás" esteve presente no evento, oferecendo assistência jurídica e psicossocial para as mulheres.

Ednardo Barbosa destacou o número recorde de exames realizados na Saúde e sobre o trabalho que tem sido realizado em sua gestão em prol de políticas públicas para as mulheres de Pinheiral. A abertura do evento contou ainda com a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, o secretário de Saúde, Everton Alvim e a superintendente de Enfrentamento da Violência Doméstica do Estado do Rio de Janeiro, Sônia Lopes.

"Temos trabalhado procurando reforçar cada atividade que existe em nossos equipamentos das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde na Academia da Saúde e junto com o Grupo de Ginástica Vida Ativa. Esse mês é muito importante para vocês, mulheres, estarem fazendo um check-up. Esse ano, conseguimos realizar um número recorde de exames na Saúde, com mais de 1,2 mil mamografias no município, além de exames de prevenção de câncer do colo de útero, graças a licitação que fizemos para acabar com essa demanda reprimida. Vamos continuar, pois, estamos trabalhando para adquirir um mamógrafo com recursos próprios, para colocar no ambulatório, para que as mulheres de Pinheiral, não precisem mais se deslocar do município para fazer esse tipo de exame, assim como, também já temos lá o nosso aparelho de ressonância", disse o prefeito.

"Vamos aproveitar todo esse calendário de atividades do Outubro Rosa, que vai de hoje até o dia 31, com a inauguração do Espaço da Mulher, que será criado dentro na Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos", destacou Ednardo.

A secretária de assistência social e direitos humanos, Patricia Rivello, destacou a importância da mulher dedicar um pouco do seu tempo para a sua saúde.

"É importante lembrar que nosso prefeito defende as causas das mulheres e oportuniza que, nós mulheres, ocupemos espaços importantes em sua administração, como a professora Sediene, sua vice-prefeita, que é uma pessoa muito atuante e participativa. A presença da mulher no nosso contexto social é muito importante, e nós mulheres, além de contribuirmos para a nossa sociedade, temos que separar um tempo para cuidarmos da nossa saúde", disse Patricia.

A superintendente de Enfrentamento da Violência Doméstica do Estado do Rio, Sônia Lopes, destacou a importância do Poder Executivo ter um olhar diferenciado para as políticas públicas para as mulheres.

"É um prazer estarmos somando neste dia, queria parabenizar o prefeito de Pinheiral, por ser um parceiro das mulheres da cidade. É muito importante quando temos um prefeito que tem um olhar carinhoso para as políticas públicas para as mulheres. Hoje nos vemos mulheres multiplicadoras e a quantidade de mulheres que foram atendidas na Secretaria de Saúde, hoje em dia, infelizmente essa realidade é para poucos municípios e o prefeito de Pinheiral está de parabéns", disse Sônia.

A programação do "Outubro Rosa" segue até o dia 31:

Amanhã (17/10), a programação terá início às 14 horas com uma roda de conversa sobre o câncer de mama, com a convidada Isabelle Souto, no Centro de Referência Assistência Social (CRAS), do bairro Cruzeiro. A mesma palestra será realizada no dia 18, também às 14 horas, no CRAS do bairro Parque Maíra. No mesmo dia, haverá o evento "Dia da Beleza - Eu Diva! De bem com a autoestima", no CRAS do Cruzeiro, às 14 horas, com o convidado Uesllen Francisco. Já dia 19, a ação será no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, às 10 horas, com a palestra sobre o câncer de mama, ministrada pela Walkiria Marins e Isabelle Souto, voltada a comunidade escolar.

Dia 20 de outubro, será realizada a caminhada Outubro Rosa, com saída quadra sintética do bairro São Jorge, e o "Dia D" de prevenção ao câncer de mama. Na data, todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão abertas, das 7 às 17 horas, para a realização do procedimento de preventivo, visando atender também as mulheres que trabalham durante a semana.
O encerramento da campanha acontece dia 31, a partir das 9 horas, ao lado da sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com a inauguração do Espaço Mulher. Um espaço voltado para o aprendizado e valorização da mulher.