Professores da Rede Municipal participam de Capacitação sobre Educação de Trânsito

Saiba mais!

Ação faz parte Programa Caminhos para a Cidadania, realizado em parceria com a Prefeitura de Pinheiral, com o Instituto CCR

Na manhã desta sexta-feira, 19/10, professores da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação sobre Educação de Trânsito. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira e faz parte do Programa Caminhos para a Cidadania, realizado em parceria com a Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Educação, com o Instituto CCR, da concessionária NovaDutra.

O objetivo da capacitação é qualificar os profissionais para que eles possam trabalhar com o tema de trânsito com os alunos de 4º e 5º anos. Nessa nova fase do programa é utilizado um aplicativo de celular, para incentivar a boa utilização da tecnologia na educação. Segundo o Instituto CCR, a capacitação une conhecimentos sobre Educação de Trânsito à aprendizagem significativa - metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.

"O programa é muito importante porque ele trabalha com os professores, para que eles repassem aos alunos, sobre a valorização da vida. O programa capacita os professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula e conseguimos reunir a teoria e a prática. Este ano, estamos trabalhando também com a tecnologia ensinando, por exemplo, em como criar uma animação sobre o tema do trânsito, através de um aplicativo. E a capacitação é importante também porque é um espaço para os profissionais trocarem experiências, ideias, dúvidas", explicou o formador do Instituto CCR, o pedagogo, Benedito Henrique dos Santos.

O conteúdo das oficinas, extraído do novo livro didático de 2018, trabalha a capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização do tema "Trânsito" dentro da grade curricular das escolas. O objetivo é que com a capacitação, os professores se tornam multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro.

"Essa formação acontece em Pinheiral duas vezes por ano, através dessa parceria com o Instituto CCR. Participaram hoje, professores de 4º e 5º anos, que fazem parte do programa Caminhos para Cidadania. Temos 12 escolas envolvidas no programa. Essa capacitação é fundamental para nossos profissionais", destacou a coordenadora de programas da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Regina.