Mamógrafo Móvel em Pinheiral fecha Ações do Outubro Rosa

Confira!

Quem passou nos dois últimos dias pela praça Igor Souza, no bairro Ipê, ao lado da sede da Prefeitura de Pinheiral, se deparou com algo inusitado: pessoas sentadas embaixo de uma tenda aguardando para realizar exames no caminhão do Mamógrafo Móvel. A ação promovida pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral, não só encerra as atividades alusivas ao Outubro Rosa, mas também vem ao encontro das propostas da gestão do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que quer facilitar o acesso à realização de exames, para que sejam feitos dentro do município, bem como, zerar a fila de espera.

O serviço está disponível na cidade, sem que os pacientes precisem se locomover para outros municípios, graças a licitação realizada pela Prefeitura Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Everton Alvim, com mais essa edição da unidade móvel, o município vai completar 1,5 mil mamografias realizadas neste ano.

"O ano de 2018, foi o que usamos como prioridade os exames preventivos, principalmente os relacionados à saúde da mulher, em que existem índices altos de morte, relacionados ao câncer. Até por isso, o Outubro Rosa é voltado não só para fazermos os exames, mas também para conscientizar as mulheres a importância de procurar o médico e fazer o autoexame", disse.

"Com o caminhão do Mamógrafo Móvel essa semana no município, fazendo as últimas mamografias das mulheres que tiveram os pedidos feitos no mês de outubro, vamos chegar algo próximo a 1,5 mil mamografias. É talvez o ano em que, o município tenha feito o maior número de mamografias em toda a história da cidade. O objetivo é identificar o quanto antes a doença para tentar zerar o número de mortes de câncer de mama", disse.

Nesta etapa cerca de 180 mamografias e 150 ultrassonografias estarão sendo realizadas até o dia 01/11, em acolhimento as mulheres que foram atendidas nas unidades de saúde de Pinheiral, no Outubro Rosa. No mês de agosto os serviços do Mamógrafo Móvel também estiveram na cidade fazendo 300 exames em atendimento a população.