Pinheiral realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Confira!

A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal da Criança e do adolescente realizou na última quinta-feira (01/11) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema "Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências", no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Pinheiral.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Sediene Maia dos Santos, junto com o diretor-geral do IFRJ, Marcos Fabio Lima, fez a abertura da conferência e destacou a importância do evento ser realizado no IFRJ.

"Falar do direito da criança e do adolescente nesta instituição (IFRJ) é uma glória, aqui historicamente tem um registro magnífico de lutas feitas pelos alunos que estudavam aqui. Hoje ver jovens reunidos para discutir direitos da criança e do adolescente me fez lembrar os antigos alunos do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, que lutaram pelos seus direitos, como liberdade de expressão e acesso a educação", destacou Sediene.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou a participação dos jovens na conferência.

"Estou muito feliz em ver a plenária cheia de adolescentes e jovens. Esse espaço realmente é para esse público. Nosso objetivo é abrir um espaço de dialogo com esses jovens para escutarmos suas necessidades e dificuldades", disse Patrícia.

A Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente contou com cinco eixos temáticos para elaboração de propostas, como a garantia dos diretos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos as Crianças e Adolescentes.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Silvana Ferreira de Andrade Silva, destacou que as propostas que surgirem da conferência serão levadas aos poderes Executivo e Legislativo da cidade.

"Estou aqui me comprometendo que as propostas municipais, que saírem deste evento, sejam levadas aos poderes Executivo e Legislativo e vamos fazer o possível e impossível para que essas propostas virem leis", disse Silvana.