Primeira turma de alunos conclui curso em padaria escolar de Pinheiral

Confira

Em menos de um mês após a inauguração da Padaria Escolar, Pinheiral recebeu hoje (21/12) a primeira turma de jovens qualificados no curso de Panificação promovido pela Prefeitura Municipal de Pinheiral por meio da Secretaria Municipal de Educação. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia fizeram nesta manhã a entrega dos certificados de conclusão do curso para a primeira turma formada por alunos da rede municipal de Pinheiral.

O projeto inédito que começou no dia 1º de dezembro teve duração de 40 horas, e foi realizado em três semanas. Voltado para os alunos ­com distorção idade série, o curso já abriu portas para alunos como Carlos Eduardo da Silva Rodrigues, que estuda na Escola Municipal Maria do Carmo, no bairro Palmeiras e, que já recebeu oportunidade para trabalhar em uma padaria em Pinheiral.

É com muita alegria que fizemos a entrega do certificado de conclusão de curso aos primeiros alunos da nossa Padaria Escolar. Agradeço e parabenizo aos alunos da nossa rede municipal que participaram desta primeira turma e a toda equipe da Secretaria de Educação, neste projeto que nos enche de muito orgulho. Tenho certeza que cada momento vivido no curso de qualificação profissional por esses alunos vai servir para a vida toda. Por isso, agradeço em especial, aos alunos que aceitaram esse desafio, nesse projeto novo da rede escolar que vai incentivar o empreendedorismo e a busca de novos conhecimentos dos nossos jovens. Eles servirão de exemplo, para os próximos que virão a ser beneficiados em novas turmas em 2019, disse o prefeito.

Ana Carolina Oliveira de Sena, mãe de um dos alunos formados agradeceu pela realização do projeto que dará chance de emprego para o filho. Achei muito bom, porque os adolescentes hoje em dia tem que ocupar a cabeça com alguma coisa. Meu filho ficou muito empolgado, quer se profissionalizar na confeitaria e tenho um amigo que tem uma padaria e, disse que, assim que meu filho Ítalo se aperfeiçoasse obtendo o diploma, daria uma oportunidade para ele, contou.

Em 2019, os pães produzidos pelos alunos da rede municipal no curso vão também fazer parte do cardápio escolar, complementando a alimentação nas escolas da rede pública municipal e gerando ainda economia para os cofres públicos.

Essa iniciativa é uma oportunidade para que os jovens possam empreender e se motivarem em uma prática que é tão carente, pois está faltando panificador. Com certeza outras turmas virão e outros serão beneficiados. Além disso, esses alunos poderão continuar com cursos rápidos que faremos para esses alunos que concluíram o curso hoje, disse vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos.

O certificado que receberam do prefeito hoje, de fato, qualifica os jovens para a função. Essa é uma iniciativa que dá aos jovens uma grande possibilidade de, a partir do conhecimento que tiveram na produção de pães e biscoitos, terem oportunidades, disse o nutricionista, Fernando Cabral.