PREFEITURA REALIZA OBRA DE CONTENÇÃO NA ACADEMIA DA SAÚDE DO BAIRRO TRÊS POÇOS

Confira!

Academia teve que ser interditada por risco de desmoronamento de solo em encosta; a previsão é que a obra seja concluída em fevereiro

A Prefeitura Municipal de Pinheiral iniciou outra obra importante. Dessa vez, foi a de contenção de encosta para sanar o risco de desabamento próximo a Academia da Saúde do bairro Três Poços. O objetivo é colocar novamente em funcionamento a Academia da Saúde do bairro, porém com segurança para crianças e moradores que participam das aulas gratuitas no espaço oferecido pela prefeitura.

O desmoronamento de terra foi observado, por uma funcionária da Academia, após uma grande quantidade de areia começar a cair. A unidade teve que ser interditada no mês de abril de 2017, seguindo recomendação do Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado, após inspeção do local. Na documentação expedida pelos geólogos do órgão, constou-se que, após vistoria, "foi observado um escorregamento de rocha alterada de solo com volume de 2m³ aos fundos da Academia da Saúde". Conforme relatado ainda, o "talude com seis metros de altura e distância de 1,5 m dos fundos tem histórico de escorregamentos anteriores e, teve novo desabamento, alcançando as paredes do fundo da academia, sem destruição. Há alto risco no local devido às evidências e a pouca distancia da academia".

"Essa obra de contenção é mais um compromisso, que assumi em 2017 e não me esquivei. Estou cumprindo, com o que disse na reunião em que participei com a comunidade, para informar o motivo pelo qual a Academia da Saúde teria que ser interditada e as atividades realizadas em outro local, até que fizéssemos a obra de contenção de encosta. Foi uma interdição feita por um órgão do Estado, porque apresentava risco iminente contra vidas de crianças que utilizavam ali, mas que agora voltarão a participar das atividades com segurança e o sem risco de desabamento da encosta", relembrou o prefeito, Ednardo Barbosa.

Durante o período em que a unidade ficou interditada, as atividades gratuitas como balé e ginástica que são oferecidas pela Academia da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas provisoriamente no Parque Fluvial, localizado no bairro Parque Maíra. A fiscal de obra da Prefeitura Municipal de Pinheiral, a engenheira, Taiane Moura Addario, disse que a previsão é que a obra seja concluída em fevereiro e explicou o que está sendo feito no local.

"Estamos realizando a estabilização do talude com concreto armado, colocando drenagem para água com barbacã (estrutura de contenção com drenos) e calha de concreto. Além disso, será realizada uma reforma na Academia de Saúde com reparo geral e troca de acessórios", disse Taiane.