PADARIA ESCOLAR ABRE INSCRIÇÃO PARA NOVOS ALUNOS E PARA A COMUNIDADE

Confira!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Educação abrirá inscrições não só para os alunos da rede pública do município, mas também para a comunidade para participar gratuitamente do Curso em Panificação. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (25/02) e se encerrarão na próxima sexta-feira (29/02). Os interessados devem comparecer na Padaria Escolar com seus documentos de identidade e CPF de 07h30min. às 11 horas e de 13h30min. às 17 horas que fica localizada na Rua Nini Cambraia nº 22, no Centro, em Pinheiral. O objetivo é oferecer aprendizagem e meios que venham a disponibilizar a inserção social e novas oportunidades no mercado de trabalho.

Iniciado em dezembro de 2018, o Projeto Padaria Escolar é resultado de reflexão e de estudos realizados por integrantes da Secretaria Municipal de Educação visando oferecer uma alimentação mais adequada, saudável e de qualidade, aos escolares atendidos pelo Programa de Alimentação Escolar do Município de Pinheiral, assim como, o desenvolvimento de meios para sustentabilidade socioeconômica dos adolescentes. Através dela, as crianças e adolescentes, podem participar de aulas de educação culinária na área de panificação, recebendo orientações sobre higiene pessoal com manipulação de alimentos, receitas e preparos de diversos tipos de produto na área de panificação, como: pães, biscoitos e bolos que serão ofertadas no desjejum e lanche das escolas e creches municipais. O objetivo é que a partir desse ano sejam oferecidas em média 3500 refeições por dia pelo projeto.

O nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Cabral, explicou sobre o curso gratuito que está sendo oferecido para beneficiar novos alunos e também moradores.

O curso em Panificação visa qualificar mão-de-obra para atuar em padarias, confeitarias, supermercados, redes de varejo e indústrias do setor, seja na formação de novos profissionais ou na qualificação daqueles que atuam nos segmentos embasados em um conhecimento prático ou empírico, que permitirá uma formação sistêmica, disse Fernando.

CURSO – O projeto Padaria Escolar visa atender de forma efetiva e sistemática alunos em situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social. Inicialmente, as vagas serão disponibilizadas com vagas para os períodos matutino e vespertino. Para a seleção serão adotados critérios prioritários, sendo o primeiro são os alunos da rede municipal de ensino, que deverão ter 15 anos ou mais e ser aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O segundo é para alunos da rede Estadual e Federal de Ensino e 3º critério é para a comunidade em situação de vulnerabilidade.

O curso conta com disciplinas ofertadas na modalidade presencial, com abordagens teóricas e práticas. O aluno deverá cumprir a carga horária de 30 horas, de acordo com a matriz curricular que prevê disciplinas como Matemática, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Projeto de Desenvolvimento em Panificação. As aulas acontecerão em turmas que serão iniciadas a partir do dia 11/03.