Noticias

PREFEITURA LEVA PROJETO SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS PARA O CRUZEIRO

Confira!

PREFEITURA LEVA PROJETO SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS PARA O CRUZEIRO

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Serviços Públicos, Trânsito e Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, realizou na manhã de hoje (04), uma ação de mobilização da população sobre os resíduos sólidos junto com os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Cruzeiro.

O projeto foi realizado pela primeira vez no bairro Palmeiras, tem como objetivo conscientizar os moradores sobre questões ambientais como o descarte inadequado de resíduos, reciclagem e o impacto negativo do lixo na qualidade de vida.

Para Júlia Araújo Martins, bióloga da Prefeitura de Pinheiral, as crianças são fundamentais para reforçar a importância da abordagem de questões ambientais no município.

A ideia de realizar o projeto surgiu a partir de uma necessidade identificada no bairro Palmeiras. Foi notada uma grande quantidade de lixo entulhados que eram descartados de maneira incorreta, então iniciamos uma mobilização na população para que possamos diminuir e combater o descarte inadequado do lixo produzido pela população. Sabemos que o acúmulo inadequado de lixo está diretamente relacionado às doenças, já que através dele há a proliferação do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de algumas das doenças mais conhecidas como a Chikungunya e a Dengue, além da Febre Amarela, que também é possível caso se torne urbana. Levando em consideração que há ainda outros insetos e animais que podem acarretar no surgimento de doenças, resolvemos estender o projeto aos outros bairros, disse.

As crianças são o nosso futuro e queremos que elas também sejam agentes multiplicadores dessa ideia, por esse motivo buscamos envolver os alunos moradores dos bairros, trabalhando diretamente com as escolas de cada um, ou com a escola mais próxima, já que nem todo bairro possui escola. O intuito é que essas crianças consigam produzir essa conscientização de uma maneira mais eficiente que a gente, porque às vezes, quando um adulto fala, sobre questões ambientais, as pessoas não dão tanta importância, o que ocasiona numa maior sensibilização quando a ação parte de uma criança, destacou.

No local onde o projeto estava sendo realizado, foi montado um stand com cartazes informativos sobre o caminho do lixo desde as casas, até seus locais de depósito tanto em caso de descarte inadequado, quanto em caso de descarte consciente. Além da exposição do tempo que cada material leva para se decompor e da disposição de miniaturas do mosquito Aedes Aegypti em suas várias fases. Júlia afirma ainda que o projeto vem contando com o apoio das associações de cada comunidade, pois elas pedem à população que mantenham a limpeza e, que estão sendo distribuídos panfletos informativos para os moradores dos bairros onde a ação é realizada.

Estamos entregando para a população um panfleto com os horários da coleta seletiva para que as pessoas tenham em mãos as informações necessárias, em caso de dúvidas, sobre os dias e horários. Dessa forma, já há uma redução do descarte inadequado de resíduos e um aumento da reciclagem, disse.