Noticias

CURSO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS É REALIZADO EM PINHEIRAL

Confira!

CURSO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS É REALIZADO EM PINHEIRAL

Na manhã dessa quarta-feira (21) a Prefeitura de Pinheiral, através da Defesa Civil, realizou um curso de prevenção a incêndios florestais em parceria do Instituto Federal do Rio de Janeiro-IFRJ (no campus Nilo Peçanha), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, do Sindicato Rural de Barra Mansa, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e da Indústria Guarany. A ação aconteceu no auditório do campus do IFRJ, em Pinheiral.

O curso ministrado pelo instrutor do SENAR, Silvio Nogueira, teve a duração total de nove horas, onde no horário da manhã, foi trabalhada a parte teórica mostrando os equipamentos e tecnologias do mercado para combate a incêndios, e já no turno da tarde, foi realizada uma simulação de uma queimada, ressaltando as medidas mais eficazes a serem tomadas.

Tivemos vontade de fazer esse curso porque Pinheiral sofre muito com as queimadas, precisamos criar um grupo pela sociedade civil para a própria sociedade. Então essa parceria foi muito importante, o Silvio que ministrou e capacitou o pessoal possibilitou uma tentativa de criação de uma brigada de incêndio, disse Dickson Widmann, diretor da Defesa Civil de Pinheiral.

Pinheiral sofre muito, assim como toda a região, por queimadas que ocorrem pela temperatura e secura, porém existem alguns casos de queimadas criminosas, e isso é muito complicado. Precisamos investir severamente em conscientização porque aqui no Colégio Agrícola, por termos cerca 520 hectares de terras, sofremos muito com essa situação, por isso não pensamos duas vezes, quando ocorreu à proposta do curso, e logo incentivamos alguns dos nossos funcionários a participar disse Nelson Costa, diretor de produção do IFRJ Nilo Peçanha.

Estiveram presentes também a mobilizadora do Sindicato Rural de Barra Mansa, Juliana Viana, além de representantes da Vigilância Sanitária de Pinheiral, e de outras Defesas Civis da região como Resende, Vassouras, Valença e Porto Real.