Agosto Lilás: vice-prefeita ministra palestra sobre Valorização da Mulher: Superando Desafios

Confira!
Agosto Lilás: vice-prefeita ministra palestra sobre Valorização da Mulher: Superando Desafios
A vice-prefeita, Sediene Maia, ministrou uma palestra sobre Valorização da Mulher: Superando Desafios para as mulheres do grupo Mulheres em Movimento (MMA), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal da Assistência Social e dos Direitos Humanos no último dia 16, no Espaço Mulher, no bairro Rolamão.
Em alusão ao Agosto Lilás, campanha que simboliza a criação da Lei Maria da Penha e tem como intuito lutar contra a violência doméstica as mulheres durante este mês tem sido realizada uma série de ações para o público feminino. Na última sexta-feira (23) aconteceu também uma palestra com o tema Mulheres Extraordinárias, ministrada por Suelen Cabral, da Fundação Leão CIII. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na próxima sexta-feira (30), será realizada no Espaço Mulher uma palestra ministrada pela advogada, Débora de Araújo Belmont, com o tema Empoderamento das Mulheres: Um Caminho para a Igualdade de Oportunidade, Inclusão e Não Discriminação.
Na palestra, vice-prefeita falou a respeito de sua contribuição para a vida das mulheres de Pinheiral.
Falamos sobre o empoderamento da mulher, em especial, da mulher pinheiralense. Frizamos que nosso sucesso depende mais da gente que do outro. É preciso se atentar para o sucesso emocional, familiar e profissional. Usamos a dinâmica do leilão para mostrar o quanto somos iguais e diferentes ao mesmo tempo, trabalhando, ainda, a questão de que o ser humano é, de fato, aquilo que acredita ser. Usamos as três visões sociais: quem eu acho que sou, o que o outro acha que eu sou e o que eu realmente sou e, citamos histórias de mulheres da cidade que alcançaram o sucesso. Pela participação, acreditamos que a fala agradou e atendeu aos objetivos, disse a vice-prefeita.
Simone Rosa e Marciléia Furtado, participantes do grupo de mulheres compartilharam suas experiências no encontro.
Num momento tão difícil da vida, fazer parte de um grupo como esse e ouvir a palestra me ajudou a enxergar meu potencial e melhorar a autoestima, disse Simone Rosa, frequentadora assídua do grupo.
Foi um momento marcante e edificante, descontraído e de muito proveito. Foi como se o uso figura geométrica fizesse um raio-x em mim, onde fui identificando minha forma de agir e ser, disse Marciléia Furtado.
Patrícia Rivello, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, falou das reflexões abordadas na palestra realizada pela vice-prefeita e lembrou da programação elaborada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos junto com a Coordenadora de Mulheres, Sônia Aguiar, para promover o Agosto Lilás, que marca o mês de prevenção à violência contra a mulher devido aos treze anos de criação da Lei Maria da Penha.
A palestra foi muito importante porque além de falar sobre empoderamento da mulher, também foi sobre compartilhar situações vividas e, falar um pouco sobre os desafios que a mulher enfrenta, sobre a superação. Foi realizada uma dinâmica bem pertinente, porque fez com que elas refletissem sobre as possibilidades que existem, fazendo com que pudessem olhar não só para os problemas, mas sim para as oportunidades. A palestra teve uma aceitação legal e foi bem produtiva, disse Patrícia.
Nós planejamos vários temas, entre eles está as Mulheres Extraordinárias, onde cada mulher presente falou um pouco de suas experiências de vida. Foi abordada, também, a prevenção à violência, visto que, quando estamos sofrendo com esse tipo de problema dentro de nossas casas é preciso buscar ajuda. A Coordenadoria da Mulher é um espaço de prevenção a violência onde são oferecidas várias atividades como, por exemplo, arteterapia, o grupo de convivência Mulheres Movimento em Ação (MMA) e o curso de salgadeira. Em breve, o Espaço Mulher dará início a um coral, sendo essa mais uma atividade a ser realizada neste espaço, disse a secretária.