PREFEITO PARTICIPA DE X CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PINHEIRAL

Confira!
PREFEITO PARTICIPA DE X CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PINHEIRAL
A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou a X Conferência da Assistência Social, na ontem (4) no salão de festas Estilo situada no centro da cidade. O objetivo da conferência foi eleger os membros, por parte da sociedade civil, que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social, bem como, os delegados que representarão o município na XII Conferência Estadual de Assistência Social.
O evento contou com a presença de diversas autoridades do poder público como o prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, a vice-prefeita, Sediene Maia, a secretária da assistência social, Patricia Rivello, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Mariana Tostes, a superintendente da proteção social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Soraya Cavalcanti, a presidente da comissão organizadora da conferência, Fabiana Rosa, e, também, estiveram presentes várias organizações da sociedade civil, como a Associação Coletiva Azul (ACA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP- VR), Conselho de Pastores, a Pastoral da Igreja Católica e as Associações de Bairros de Pinheiral.
Agradeço a presença de todos que contribuíram para esse momento na X Conferência Municipal de Assistência Social, e em especial a toda equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por todo o trabalho apresentado e que vem sendo realizado nesses dois anos e meio de gestão como a construção da Casa Abrigo, implantação do CRAS do Centro e de nova sede do CRAS do Parque Maíra e projetos como o Casamento Comunitário, o Curso Básico de Salgadeira, o Kit Natalidade, entre tantos outros. Precisamos consolidar as políticas públicas, afinal, política é pública e de todos, falou o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa Oliveira.
O Conselho Municipal de Assistência Social possui a função de elaborar as propostas, as quais a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos usarão para aplicar as verbas públicas de maneira efetiva e eficaz. O conselho é formado por dez membros, com mandados de dois anos, sendo cinco eleitos da sociedade civil, e os outros cinco do Poder Público.
Primeiramente temos que parabenizar e reconhecer, como Pinheiral está fortificando a Política Pública de Assistência, garantindo direitos básicos constitucionais. Também devemos destacar como essa junção, entre Poder Público e sociedade civil está maravilhosa, porque só assim conseguimos concretizar os princípios básicos da democracia brasileira, disse a superintendente da Proteção Social Básica do Estado do Rio de Janeiro, Soraya Cavalcanti.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, apresentou em slides os avanços e as conquistas na assistência social nesses dois anos e meio da atual gestão.
É um prazer tem uma representante do Estado nesse evento. Que a partir de hoje a gente possa construir essa relação cada vez mais próxima. É uma oportunidade impar estar reunindo tantas pessoas da sociedade civil organizada para estar colocando questões importantes que foram realizadas conforme a política de Assistência Social, disse Patrícia.
Em tempos de desmonte de políticas públicas, a Conferência, acaba se tornando um local muito importante para os cidadãos entenderem como funciona o conselho da cidade. As pessoas precisam participar, porque é ali que se cria o plano que norteará a assistência social a destinar seus recursos, também é muito necessário, e importante, a presença do Poder Público porque é com esse contato que ele poderá escutar as demandas da sociedade e trabalhar da melhor maneira, disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariana Tostes.