PINHEIRAL VAI LEVAR PACIENTES QUE QUEIRAM PARTICIPAR DA CARRETA QUE IDENTIFICA HANSENÍASE EM VOLTA REDONDA

Confira!
PINHEIRAL VAI LEVAR PACIENTES QUE QUEIRAM PARTICIPAR DA CARRETA QUE IDENTIFICA HANSENÍASE EM VOLTA REDONDA
Nos dias 23 e 24 de setembro, Volta Redonda receberá o Roda Hans – Carreta de Saúde projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado. Além de Volta Redonda, a carreta que ficará estacionada na Praça Brasil, localizada na Vila Santa Cecília, no período de 8h às 17h, em ambos os dias, será responsável por atender também ao público das cidades de Pinheiral, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Piraí.
Para facilitar o acesso dos moradores de Pinheiral que queiram fazer o exame, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar na segunda-feira (23/09) uma van que passará pelas Unidades de Saúde da Família dos bairros a partir das 8h30min, para transportar os pacientes até o Roda Hans – Carreta de Saúde, em Volta Redonda. O projeto visa à conscientização acerca da importância da identificação de hanseníase e seus sintomas. A unidade possui cinco consultórios e um laboratório de baciloscopia (responsável por detectar a doença) que são equipados e estruturados com especialistas qualificados para realizar a identificação precoce da doença, facilitando o tratamento.
A coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, Rafaela Roquini, falou da importância da participação da população e, em especial, das pessoas que possuem lesão de pele, perda de sensibilidade local, que já tiveram contato com outras que possuem hanseníase e aqueles que desejam realizar a biópsia para a identificação da doença.
O projeto tem como objetivo principal uma detecção precoce para evitar incapacidade física, pois a hanseníase tem cura. Uma van será disponibilizada pela Secretaria de Saúde e, passará a partir das 8h30min. pelas unidades de saúde pegando os pacientes que queiram ir o Roda Hans. A hanseníase ainda é uma doença que carrega muito pré-conceito, infelizmente, disse a coordenadora.