PREFEITURA INICIA SINALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CALÇADAS

Confira!
PREFEITURA INICIA SINALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CALÇADAS
A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, iniciou neste mês de setembro a sinalização horizontal com a pintura de fixas de pedestres e vagas específicas para estacionamento de veículos complementando as obras que preveem melhorar a acessibilidade na Rua Nini Cambraia, no Centro. O projeto que conta ainda com a obra de construção de calçamento tem como intenção promover a garantia da segurança de pedestres e a acessibilidade para os moradores, com a inclusão de um piso tátil para deficientes visuais e rampas para deficientes físicos.
Mesmo com poucos recursos, temos buscado atender as necessidades da cidade e, uma delas que encontramos com graves falhas é a falta de sinalização nas ruas. Não podíamos cobrar as irregularidades no trânsito, se nem sinalização nas ruas existia. Por isso, estamos trabalhando para tentar corrigir isso. Quem passar pela Rua Nini Cambraia, no Centro, já pode atravessar na faixa e estacionar o veículo nos locais demarcados. Lembro como era há dois anos e meio, quando iniciamos, a Rua Helena Corrêa de Miranda, no Centro, era motivo de chacota, de tanto buraco que tinha. Lá, também conseguimos organizar o trânsito, investir em nova pavimentação e sinalização dessa via que é uma mais utilizadas na cidade. Outro exemplo foi a implantação da sinalização horizontal com a demarcação de vagas de carga e descarga, de vagas privativas para as farmácias e faixa de pedestres para oferecer mais segurança na Avenida Nilton Pena Botelho, melhorando o fluxo de veículos no centro comercial do bairro São Jorge. Outra recente melhoria foi feita para atender os moradores do Jardim dos Pinhais. E, não pretendo parar por aí. No meu encontro com o governador, Wilson Witzel, pedi a doação de massa asfáltica, pois eu sei que tem muitas ruas que ainda precisam receber também essas melhorias. Estamos tentando, pois o trabalho não para, disse o prefeito.
Esse é um projeto piloto de acessibilidade na cidade. Temos como intenção levar esse projeto para toda a cidade de Pinheiral, sendo que, ainda esse ano, tentaremos realizar as obras de acessibilidade na Avenida Nilton Penna Botelho, bem como, toda a sinalização da via, disse o fiscal da secretaria municipal de Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, Thiago Bastos.
A verba é disponibilizada pelo Ministério da Infraestrutura para apoio a Políticas Nacionais de Desenvolvimento Urbano, com a intenção de melhorar as estruturas das cidades, já que segundo o IBGE (2010) cerca de 30% da população brasileira realiza suas viagens cotidianas a pé. Além da importância para o transporte, às calçadas funcionam também como um "sensor" da qualidade de urbanização de uma cidade, quanto mais calçadas maior é a urbanização, afirma a organização da Mobilidade Urbana do Brasil (Mobilize).
Acho que essa obra foi muito boa, e esse projeto precisa ir para a cidade inteira, porque Pinheiral não houve um planejamento, e com isso a cidade quase não tem calçadas. Mas agora podemos andar mais seguros, antes tínhamos que andar na rua junto com os carros, e era muito perigoso disse a moradora Maria Lucia Santos.