Noticias

ALUNAS DO CURSO DE SALGADEIRA APRENDEM COMO ABRIR UMA EMPRESA

Confira!

ALUNAS DO CURSO DE SALGADEIRA APRENDEM COMO ABRIR UMA EMPRESA

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promoveu uma palestra sobre o tema Microempreendedor Individual (MEI), no último dia 16 de setembro, no Espaço Mulher. O foco da palestra foram as alunas do Curso de Salgadeira. A ideia foi fornecer orientações para que quando forem abrir seus negócios, entendam quais possíveis estratégias tomar, e principalmente como poderão sair da informalidade, assegurando assim os seus diretos trabalhistas.

Fazendo essa palestra com a equipe do SEBRAE para as nossas alunas, pudemos orientá-las melhor, pois a intenção da maioria é abrir um negócio, porém, abrir uma empresa não é algo rápido, muito menos fácil. É necessário planejar para que esse sonho possa se realizar, e estamos nos propondo a ajudar da melhor forma possível, disse a secretária municipal da Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello Garcia.

O microempreendedor individual (MEI) foi uma classificação adotada no Brasil, por uma lei de 2008, para trabalhadores que atuam no mercado de maneira autônoma, ou seja, com essa categoria regularizada, uma pessoa física consegue abrir uma empresa, com personalidade jurídica, para assim ter acesso a direitos trabalhistas, como a aposentaria. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE (2017), o número de brasileiros que trabalham na informalidade alcança cerca de 37 milhões, isto representa cerca de 40% do total de brasileiros (que já exercem alguma atividade que haja remuneração) sem nenhuma seguridade trabalhista, podendo agravar alguns problemas sociais.

Demandado pela Sala do Empreendedor de Pinheiral, percebemos a necessidade das estudantes entenderem a importância que é abrir uma empresa, bem como, todas as responsabilidades que dela exigem, afinal será o meio principal de ganhar a renda. O SEBRAE tem maior expertise nesse assunto, por isso o trouxemos, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa de Freitas.