PINHEIRAL REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Confira!
PINHEIRAL REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Prefeitura Municipal de Pinheiral por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Tutelar, realizaram na última terça-feira (18/02) nas escolas da rede municipal uma campanha de conscientização e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes focando no período de festividades do Carnaval.
Durante o trabalho de conscientização aconteceu um bate-papo com os alunos do 6º ao 9º Ano, com fins pedagógicos e preventivos visando assegurar a integridade das crianças e adolescentes.
A diretora da Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Queite Bernardo, explicou que durante todo o período do carnaval, profissionais como assistentes sociais, psicólogos e advogados, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar, estarão presentes durante as matinês ofertando orientações e informações aos pais e responsáveis e a identificação através de credenciamento de menores de idade.
Para viabilizar o monitoramento é indispensável que as crianças e adolescentes, bem como, os pais ou responsáveis que estiverem junto dos mesmos, estejam munidos de documento pessoal de identificação com foto ou certidão de nascimento. Entendemos que o papel vigilante da sociedade é fundamental para o resguardo, a preservação e a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes, completou.
O secretário de Educação, Fernando Cabral, destacou a importância da ação.
Essa ação é fundamental tanto para orientar os alunos sobre os malefícios que o álcool e as outras drogas podem trazer e, nas implicações legais que os responsáveis podem responder. Nosso objetivo foi tentar sensibilizar e conscientizar sobre a não utilização dessas substâncias. O carnaval é uma festa cultural, em que as pessoas se divertem e brincam, mas não existe a necessidade de fazer o uso de bebida alcoólica ou outra substância, disse Fernando.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou que além da conscientização das famílias, crianças e adolescentes também acontecerá um trabalho com os comerciantes locais.
Além de realizar o trabalho de prevenção será feito uma ação com os profissionais. Nos dias de matinê também vamos fazer um trabalho de conscientizar os comerciantes sobre a venda de álcool e outras drogas, disse Patrícia.
Por lei, é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos. De acordo com a norma, é proibido fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.