PREFEITURA DE PINHEIRAL PROMOVE 1° SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CONFIRA
PREFEITURA DE PINHEIRAL PROMOVE 1° SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove o 1° Seminário de Educação Especial de Pinheiral, cujo objetivo é compartilhar experiências, refletir sobre práticas pedagógicas e conhecer o trabalho da Sala Especializada para alunos com Transtorno do Espectro Autista buscando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem enriquecendo o que já é ofertado aos alunos. O evento teve início no dia 10 e segue nos dias 12 e 13, no auditório do C. M. E. Roberto Silveira. O público alvo é Diretores, Orientadores Pedagógicos e Mediadores Educacionais da rede municipal de ensino.
No primeiro dia do evento, os Mediadores Educacionais participaram de uma troca de experiências relatando todo o trabalho que desenvolvem nas escolas.
Segundo a vice-prefeita, Sediene Maia, que participou da abertura dos trabalhos, o seminário é um momento de diálogo sobre a Educação Especial e é fundamental ter uma atenção nessa vertente da educação.
"Hoje viemos aqui falar de uma vertente da educação de fundamental atenção que é a Educação Especial. Sabemos que há muito o que fazer, nós estamos longe de oferecer o que as nossas crianças da Educação Especial precisam. Precisamos criar caminhos para chegar no ideal em que a educação aconteça de forma significativa e temos nos empenhado na busca por meios em que possamos ter instrumentos pedagógicos para crescermos mais. Neste momento, é a prova que podemos através da realização do semanário, dialogar sobre a Educação", exemplificou a vice-prefeita.
O secretário de Educação, Fernando Antônio Cabral de Sousa Júnior, falou sobre a importância do seminário para proporcionar meios pedagógicos para a aprendizagem na Educação Especial.
"Hoje temos a oportunidade de fazer esse seminário, onde trazemos pautas importantes junto com Diretores, Orientadores Pedagógicos e Mediadores Educacionais da rede municipal de ensino. Com isso trazemos conhecimentos, inovações para o trabalho em conjunto aos nossos alunos, em especial de inclusão. Que cada dia possamos ter um conhecimento maior, como desenvolvimento e que as nossas práticas pedagógicas possam refletir no desenvolvimento dos alunos, em que elas tenham mais autonomia e independência".
Para a Coordenadora da Educação Especial Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Candido, todo aluno tem direito a aprender e a se desenvolver, cabe a nós proporcionarmos meios pedagógicos para que a aprendizagem aconteça de forma significativa".
A programação do seminário segue nesta quinta-feira, 12, com um momento com os Orientadores Pedagógicos para compartilhar conhecimento quanto ao currículo e atividades adaptadas. Encerrando a semana, no dia 13/08, será apresentado aos diretores de escolas e creches o trabalho desenvolvido na Sala Especializada para alunos com Transtorno do Espectro Autista