Noticias

PINHEIRAL SEDIA ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO MÉDIO PARAÍBA

CONFIRA

PINHEIRAL SEDIA ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO MÉDIO PARAÍBA

Pinheiral sediou na manhã de ontem (terça-feira, 05), a 1ª Assembleia Geral e a 2ª  Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) 2021 - colegiado de prefeitos, o qual tem como presidente o prefeito do município, Ednardo Barbosa, reeleito por aclamação durante o encontro, que reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde da região.

Foram discutidas importantes pautas como a aprovação da alteração do protocolo de intenções e o estatuto do Cismepa, aprovação do orçamento 2022, melhoria dos serviços ofertados pelo Samu, edital de concurso de projeto, serviço de certificação de óbitos, investimentos para central de regulação, a criação da Sala Lilás para o atendimento às mulheres nos IMLs, adequação no orçamento do Cismepa 2021. Além disso, durante o encontro foi informado que nesta quinta-feira, 07 será votado na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o PL (Projeto de Lei) que autoriza a participação direta do governo do Estado nos consórcios públicos e ainda a prestação de contas do consórcio do ano de 2020 e a licitação para a implantação de um centro cirúrgico no Hospital Regional Dra. Zilda Arns.  

O vice-presidente eleito é Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, prefeito de Resende. O conselho fiscal ficou composto por José Omar de Almeida, prefeito de Rio Claro, Arthur Henrique Ferreira, o Tutuca, prefeito de Piraí, e Mário Esteves, prefeito de Barra do Piraí. Os suplentes eleitos são os prefeitos de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, de Quatis, Aluísio Max Alves D Elias, e de Rio das Flores, Vicente de Paula de Souza Guedes. Maria da Conceição de Souza Rocha, secretária de Saúde de Volta Redonda foi eleita presidente da assembleia e Maria Augusta Monteiro Ferreira, secretária de saúde de Rio Claro, vice-presidente.     

O prefeito, Ednardo Barbosa, falou sobre o empenho do Cismepa na busca por uma saúde de qualidade. 

Tivemos a excelente notícia do projeto de lei que será votado nesta quinta-feira, 07, que autoriza a participação direta do governo do Estado do Rio de Janeiro nos consórcios públicos resultado de uma busca incessante do Cismepa, o que irá favorecer o trabalho do consórcio. Discutimos pautas importantes, além da eleição da nova presidência, melhorias nos serviços prestados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com a contratação de mais médicos e a celeridade na certificação de óbitos, a humanização no atendimento nos IMls, sobretudo às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência com a criação da sala Lilás, cujo recurso é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Antônio Furtado, discussão, adequação e aprovação do orçamento do consórcio, prestação de contas  do ano de 2020 e a licitação para abertura de um centro cirúrgico no hospital Regional Dr. Zilda Arns. Comemoramos avanços e seguimos empenhados e trabalhando pela oferta de uma saúde de excelência em nossa região!, disse o prefeito.